📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
Representantes da Secretaria de Segurança Pública do Piauí fizeram um balanço sobre a operação deflagrada, nesta terça-feira (29), em nove cidades do Piauí. Um ex-policial e um empresário do ramo de refrigeração então entre mais de 40 presos. Alguns deles possuem extenso histórico criminal e reincidência no crime patrimonial.
De acordo com o delegado Anchieta Nery, diretor de inteligência da Secretaria de Segurança do Piauí, os indivíduos investigados estavam foragidos da justiça e tinham uma "carreira" no crime, com o acumulo de diversos processos criminais. A ideia é frear esse ciclo.
“Tem gente que responde a cinco, seis processos e continua praticando o crime. Então vamos trabalhar todo o banco de dados de mandado de prisão em aberto do estado do Piauí e localizar essas pessoas em volume. A gente já tem mais de 40 presos com essa ação integrada da Polícia Militar e Polícia Civil a partir dessa análise da inteligência e a gente está caminhando para uma eficiência de toda a justiça criminal no Piauí", disse à TV Antena 10.
Duas armas de fogo foram retiradas de circulação somente nesta etapa da ação, somando-se a outras oito apreendidas em operações recentes, como a que investiga o latrocínio contra o sargento Galvão.
Perfil dos criminosos
O perfil dos criminosos vai desde a indivíduos com mandados de prisão em aberto até homicidas. Além do ex-policial, foi preso um homicida que se escondia em um lava-jato da capital e também empresários e indivíduos com histórico no crime patrimonial.
Segundo o delegado Yan Brayner, da Polícia Civil do Piauí, o ex-policial militar já havia sido expulso da corporação por envolvimento em atividades criminosas. Durante a abordagem, ele tentou se esconder no forro de sua casa, em Teresina. A esposa do indivíduo também tentou ludibriar os agentes, dizendo que o marido havia fugido pelo muro.
"As equipes não acreditaram obviamente nessa história e encontraram ele escondido no forro da casa. Havia também uma arma de fogo na casa, foi apreendido e está sendo lavrado flagrante dele, também, pela posse regular de arma de fogo", disse o delegado.
Os detidos na operação foram encaminhados à Central de Flagrantes em Teresina. Após audiência de custódia, seguirão os trâmites legais. As armas apreendidas também serão formalmente registradas nos autos.
Fonte: Portal A10+