Delegado Rodrigo Luna é demitido da Polícia Civil do Piauí - Polícia
DECISÃO

Delegado Rodrigo Luna é demitido da Polícia Civil do Piauí

Decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado no dia 16 de maio


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, demitiu o delegado João Rodrigo de Luna e Silva. Ele atuava na cidade de Parnaíba, litoral do Piauí. A decisão foi publicada no Diário Oficial e revela que a demissão foi uma penalidade após o delegado ferir determinações do estatuto da Polícia Civil. O A10+ apurou que a demissão estaria relacionada a liberação de um preso - antes do prazo - que responde a diversos processos, entre eles, tráfico de drogas. 

  

Delegado Rodrigo Luna
reprodução / Facebook

   

"Aplicar, com fulcro nos arts. 59 e 67, ambos da Lei Complementar nº 37/2004, sopesadas as circunstâncias previstas no art. 149 da Lei Complementar nº 13, de 03.01.94, a penalidade de demissão ao servidor João Rodrigo de Luna e Silva, delegado de Polícia Civil, matrícula nº. 0280278-3, pela prática da infração prevista nos incisos XIII e XLIV, art. 58, da Lei Complementar nº 37/04", diz o decreto. 

Os incisos citados na publicação apontam proibições de praticar ato que importe em escândalo ou que concorra para comprometer a função policial e de eximir-se do cumprimento do dever policial.

O A10+ apurou ainda que o delegado já havia sido punido por se recusar a assumir uma delegacia, por fazer postagens ofensivas à Polícia Civil, além de ter colocado um atestado médico no dia do plantão na Central de Flagrantes de Parnaíba e ter sido flagrado, no mesmo dia - de acordo com investigações - dando aula particular em uma universidade.

Com a decisão, Rodrigo Luna deve fazer a entrega da carteira funcional, insígnias, distintivos, armas e quaisquer outros documentos ou objetos que o possibilite apresentar-se na qualidade de servidor.

O A10+ tentou, mas não conseguiu contato com o delegado para comentar o caso. O espaço segue aberto para esclarecimentos através do email: [email protected] 

Relembre 

Em setembro de 2021, Rodrigo Luna pediu exoneração do cargo de delegado regional de Parnaíba. Na época, o civil fez duras críticas aos gestores de segurança e que deixou o comando da delegacia por, segundo ele, “não concordar com as políticas adotadas pela gestão".

“Por enquanto, para evitar polêmicas e falsas denúncias na corregedoria e MP, que já têm muito o que fazer, vou me limitar a dizer a frase padrão: "saí por não concordar com as políticas adotadas pela gestão". Quem me conhece sabe, não tenho papas na língua nem me misturo com vagabundos e criminosos, para mim, o que conta não é a pessoa e sim o fato! Independente da pessoa, se ela deve, tem que pagar! Agradeço a todos e ao longo dos dias, vamos explicando”, disse o delegado em rede social. 

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado