DRACO deflagra operação contra criminosos que ostentavam armas nas redes sociais no Piauí - Polícia
AÇÃO POLICIAL

DRACO deflagra operação contra criminosos que ostentavam armas nas redes sociais no Piauí

Os mandados também têm relação com a operação realizada no dia 18 de abril


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

(Atualizada às 09h19)

O Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas deflagrou na manhã de hoje (20) a Operação DRACO 50 para cumprimento de 21 mandados de busca e prisões no bairro Vale do Gavião, na região das zonas Leste e Norte de Teresina e na cidade de Timon-MA. Até o momento, 12 pessoas foram presas na ação. 

Preso durante a operação Draco 50 Divulgação

   

"É mais uma ação exitosa do Draco com apoio de várias instituições. Mais de dez prisões, apreensões de armas e drogas. Tiramos de circulação essas pessoas que têm envolvimento com a criminalidade. Alguns com histórico criminal bem robusto, com participação em mais de dez assaltos, um deles de um roubo a um policial, e outro é investigado pela própria Polinter", disse o delegado Charles Pessoa à TV Antena 10.

A ação foi decorrente de uma investigação para identificar os criminosos que aparecem em um vídeo ostentando armas, que circulou nas redes sociais. As imagens foram registradas em maio deste ano, em um baile reggae na zona leste da capital. 

 

DRACO deflagra operação contra criminosos que ostentavam armas nas redes sociais no Piauí Divulgação

   

No vídeo, vários homens exibem armas e fazem o número “3” com as mãos, em alusão a uma facção criminosa.

"É um vídeo que eles gravaram em um baile de reggae, na zona leste, que tivemos conhecimento e fizemos um trabalho para identificar todos os envolvidos. É uma demonstração clara de que esses vídeos que eles gravam têm consequência direta contra eles e que eles estão promovendo uma criminosa e vão responder por isso. Não iremos admitir vídeos, homicídios, ou qualquer outra ação por parte desses criminosos", disse o delegado.

 

Droga apreendida na casa de um dos investigados Divulgação

   

Durante a ação, os policiais encontraram material utilizado para pichações.  "Alguns desses presos eram responsáveis pelas práticas das pichações, e hoje nós conseguimos fazer apreensões do material desses criminosos. Quem comete essa prática de apologia a facções está claramente cometendo um crime", disse o delegado.

Os mandados também têm relação com a operação realizada no dia 18 de abril, que investiga os responsáveis pelos dois incêndios a ônibus na zona Norte de Teresina.

O delegado-geral da Polícia Civil, Luccy Keiko, afirma que operação é uma das estratégias para conter o aumento de assassinatos registrados nesses últimos dias em Teresina. “O número de mortes vinha caindo, o que ocorreu há cerca de três dias foi um ponto fora da curva do que a estatística estava demonstrando, mas nós rapidamente nos reunimos, já trançando as estratégias para debelar esses crimes e hoje mais uma ação integrada pelo Draco e Polícia Militar já demonstrou que as forças de segurança estão atentas e qualquer indício que eles queiram crescer, a gente está para sufocar”, pontou o delegado.

A operação contou com o apoio da Força Estadual Integrada de Segurança Pública - FEISP, GPE, GPM, BOPE, BEPI, RONE, 5º DP, 11º DP, 23º DP, DHPP, POLINTER, DEPRE e DRCI.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado