Empresário é preso durante operação contra grupo que traficava cetamina entre o Piauí e DF; entenda - Polícia
AÇÃO POLICIAL

Empresário é preso durante operação contra grupo que traficava cetamina entre o Piauí e DF; entenda

Substância é utilizada como anestésico de cavalo; ao todo, as polícias civis do DF, de Goiás e do Piauí cumpriram 40 mandados judiciais


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

(Atualizada às 11h57)

Um empresário de Teresina, que não teve o nome revelado, foi preso na manhã desta quarta-feira (08) suspeito de envolvimento em um esquema de venda de cetamina para o Distrito Federal. O medicamento, segundo a polícia, era encaminhado a um traficante em Brasilia que produzia a droga sintética quetamina. A droga é 10 vezes mais forte que a cocaína. A operação foi realizada em parceria com a Policia Civil do Distrito Federal e na capital piauiense foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão, onde 177 frascos da cetamina foram apreendidos.

  

Material apreendido em Teresina
Jade Araújo / A10+

   

Ao todo, as polícias civis do DF, de Goiás e do Piauí cumpriram 40 mandados judiciais. Segundo as investigações, a atuação dos criminosos acontece há cerca de 5 anos. O líder do tráfico no DF era conhecido como “Rei da Keyla”, e tem uma extensa ficha criminal, mas escapava da Justiça nos últimos 10 anos com arquivamentos de casos, prescrições e extinções de punibilidade. O homem, de acordo com a polícia, era proprietário de um carro de luxo e tinha imóveis em nome de terceiros.

"A investigação iniciou em Brasília, no Distrito Federal, e nós do Denarc, do Piauí, demos apoio aos alvos daqui de Teresina. Hoje foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão, e um de prisão preventiva; desses, três foram em residências e um em uma loja de produtos veterinários, onde o dono foi preso. Foi descoberto que havia essa rota do tráfico de medicamento de uso controlado, que é a cetamina, depois de sintetizado, de forma caseira, é feito o entorpecente quetamina, muito utilizado em raves e baladas. É uma droga altamente potente; é um medicamento controlado, muito utilizado para animais de grande porte. Nunca havia sido apreendido aqui, mas está sendo utilizado por esse público que consome droga sintética", relatou a delegada Alexandra Santos em entrevista à imprensa nesta quarta-feira (08). 

  

O medicamento, segundo a polícia, era encaminhado a um traficante em Brasilia Jade Araújo / A10+

   

As investigações apontaram que a obtenção da droga acontecia por meio de compra realizada por uma loja de produtos veterinários em Teresina, sob a justificativa de uso do medicamento para animais. Depois disso, com uso de notas falsas, o medicamento era repassado ao traficante pontado como líder do grupo, no DF. Segundo a polícia, depois dessa rota, a droga era distribuída para outros "revendedores". 

Além das buscas e apreensões, as ordens judiciais determinaram o bloqueio de contas bancárias e bens dos envolvidos totalizando o valor de R$ 3,5 milhões bloqueados. A ação foi articulada pela 9ª Delegacia de Polícia (Lago Note), que investiga o caso há seis meses.

A delegada Alexandra Santos explicou ainda que a cetamina é um anestésico altamente potente, que vem sendo utilizado para a fabricação de droga sintética chamada ‘ketamina’. No caso investigado, a venda era feita de maneira irregular, porque a medicação é de uso controlado. Em Teresina, foram cumpridos quatro mandados de busca nos bairros Vale do Gavião, São João, Tabajara e em uma loja de produtos veterinários na Avenida João XXIII.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado