Extorsão, agiotagem e sequestro: entenda as prisões de Brizola e empresário Rei do Tênis em Teresina - Polícia
OPERAÇÃO DO DENARC

Extorsão, agiotagem e sequestro: entenda as prisões de Brizola e empresário Rei do Tênis em Teresina

Eles foram alvos da Operação 34, onde também foram presos um sócio e um líder da facção PCC


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O delegado Samuel Silveira, coordenador do Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Denarc), deu detalhes sobre as prisões dos irmãos Valmir da Silva Lima, dono da loja "Rei do Tênis", e Valdeci da Silva Lima, conhecido como Brizola, um dos líderes do Bonde dos 40, em Teresina. Eles foram alvos da Operação 34, onde também foi preso um terceiro envolvido e um líder da facção PCC, conhecido apenas como Mamá. Pelo menos 25 pessoas já foram presas na ação policial. 

O delegado explicou qual seria a relação entre os indivíduos e como eles atuavam. "O Brizola seria o principal instrumento de cobrança, da extorsão e da agiotagem. E esse instrumento seria alimentado por dois indivíduos, o irmão [Valmir] e outro de primeiro nome Rubens, que foi preso em flagrante com arma e dois veículos de luxo. O Brizola teria uma relação direta com o irmão e esse sócio, com extorsão praticada mediante agiotagem, inclusive os indícios de prova apresentados no inquérito policial apontam a preparação de extorsão mediante sequestro citando até a existência de um cativeiro", detalhou.

  

Brizola e Valmir presos pelo Denarc CRÉDITOS: DIVULGAÇÃO PC/WEB TV REDE MAIOR

   

O delegado não descreveu sobre as características das supostas vítimas dos crimes. Ele informou que estas serão ouvidas no inquérito policial. A investigação iniciou em uma operação da 3ª Delegacia Seccional, que prendeu alvos temporariamente e apreendeu celulares que subsidiaram esta nova operação. O delegado destacou que as diligências em torno do caso seguirão, até mesmo para apurar o eventual crime de lavagem de dinheiro.

"Vamos fazer um aprofundamento da investigação. Estamos materializando os delitos até então apontados, e dentro desse planejamento vamos buscar a questão da lavagem de capitais, e naturalmente o sequestro de patrimônio, caso se configure  as circunstâncias. A próxima fase será deflagrada a partir do que já é consolidado para chegar a esse outro patamar, e apontar de maneira específica e individualizada uma eventual lavagem de capitais", detalhou.


Samuel Silveira, no entanto, destacou que estaria comprovado envolvimento de todos os alvos. "Está provada a intensa comunicação envolvendo o fluxo de dinheiro entre aquele que é apontado na investigação como principal articulador da facção Bonde dos 40, na Santa Maria, seu irmão, o empresário, e outro sócio. É razoável deduzir que há esse link entre a facção, extorsão praticada por parte da facção, e o comportamento de todos os indivíduos", afirmou.

Prisão de liderança do PCC

Um indivíduo, identificado apenas como Mamá, também foi detido durante o cumprimento de mandados. "Ele dividiria a liderança do PCC junto a outro que se encontra no sistema prisional. Isso foi até um ponto de conflito entre os dois, um deles disse: 'eu sou líder, e ele é meu subordinado. Isso só confirma que dentro dessas facções há essa hierarquia", disse o delegado Samuel Silveira.

Apreensões

Na ação, foram apreendidos R$ 60 mil em espécie, além de armas, drogas, celulares e veículos de luxo.


A operação contou com o apoio da 5ª, 8ª e 24ª Delegacia de Polícia, Diretoria de Polícia do Interior, Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, Delegacia Especializada em Operações Policiais, Delegacia Especializada de Crimes Contra a Ordem Tributária, Econômica e Contra as Relações de Consumo da Polícia Civil, Batalhão Especializado de Policiamento do Interior da Polícia Militar e Força Estadual Integrada de Segurança Pública.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Em destaque

Enquete

Eleições nos Estados Unidos: você acha que Joe Biden tem condições de disputar a reeleição

ver resultado