Homem é preso suspeito de participar de incêndio de grandes proporções em Canto do Buriti-PI - Polícia
CRIME

Homem é preso suspeito de participar de incêndio de grandes proporções em Canto do Buriti-PI

Incêndio colocou em risco cerca de 500 famílias que residem na região


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

A Polícia Civil prendeu na manhã desta quinta-feira (28) um homem identificado pelas iniciais R.S.M. suspeito de participar do incêndio florestal registrado na comunidade Santa Clara, zona rural de Canto do Buriti, no Sul do Piauí, em agosto deste ano. A polícia também apreendeu duas armas que estavam em posse do suspeito. 

Segundo o delegado-titular da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), Willame Moraes, o incêndio colocou em risco cerca de 500 famílias que residem na região, causou danos patrimoniais e ameaçou o Parque Nacional das Serras das Confusões.

  

Homem é preso suspeito de causar incêndio de grandes proporções em Canto do Buriti
divulgação / SSP-PI

   

“Após o incêndio, o suspeito fugiu para Tocantins e ao retornar para Canto do Buriti foi cumprido o mandado de prisão. Ele estava em posse de duas armas de fogo e também foi autuado em flagrante pelo crime”, informou o delegado.

Está é a terceira prisão de suspeitos de causarem incêndios criminosos no Piauí. Neste mês, dois homens foram presos no município de Alvorada do Gurgueia suspeitos de participação em um outro incêndio que atingiu o cerrado piauiense. Eles são investigados pelos crimes de organização criminosa, destruição de florestas preservadas, dano qualificado, ameaça, posse ilegal de arma de fogo, desobediência e esbulho possessório, que se caracteriza pela perda de posse ou de uma propriedade por meio de violência, clandestinidade ou precariedade.

O incêndio de grandes proporções em Canto do Buriti atingiu 716,310 hectares. Na ocasião, foi necessário que a Polícia Militar do Piauí, através do Comando de Aviação e Operações Aéreas (COPAer), enviasse o helicóptero multi missão para dar apoio ao Corpo de Bombeiros no combate às queimadas na região de Canto do Buriti.

De acordo com o Coronel Gomes, gerente de Operações Aéreas da SSP, a aeronave atua no combate direto ao fogo com o sistema de bambi-bucket, bolsa que coleta 540 litros de água e joga direto nas chamas. 

  

Incêndio de grandes proporções em Canto do Buriti
divulgação / SSP-PI

   

O incêndio só foi controlado dias depois após uma ação integrada. A prisão foi realizada através da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente em conjunto com a Superintendência de Operações Integradas da Secretaria de Segurança Pública do Piauí.  

Diante da alta demanda, a Semar está disponibilizando um canal de atendimento oficial da Coordenação de Incêndios Florestais para prestação de socorro em caso de fogo descontrolado e denúncia de queimadas ilegais. Para entrar em contato, basta enviar uma mensagem pelo WhatsApp para o número (86) 9 9421-6693.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado