No Piauí, recém-nascida é encontrada com cordão umbilical em matagal - Polícia
RESGATE

No Piauí, recém-nascida é encontrada com cordão umbilical em matagal

A criança foi levada com urgência para atendimento ao Hospital Regional Justino Luz; caso ocorreu neste sábado (11)


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

(Atualizada às 15h59)

Uma recém-nascida abandonada foi encontrada por um servidor público em um matagal na localidade Mirolândia, zona rural do município de Dom Expedito Lopes, interior do Piauí, por volta das 13h deste sábado (11). Mateus, o responsável por achar a criança, estava com um colega para consertar um poço. O estado de saúde da criança é considerado gravíssimo. 

Segundo as informações apuradas, os dois haviam ido até a região para consertar um poço artesiano quando perceberam sinais de sangue na mata. Eles afastaram a vegetação e encontraram a recém-nascida ainda com o cordão umbilical e a placenta, mas com sinais de vida. Há suspeitas de que ela tenha nascido de forma prematura.

Bebê estava respirando quando foi encontrada
Divulgação

  

Os homens acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). No entanto, antes da chegada dos profissionais, uma mulher apareceu no local e levou a criança ao Hospital Regional Justino Luz, em Picos. 


Veja abaixo a nota do hospital sobre o caso:

RN sexo feminino de aproximadamente 24 a 26 semanas, foi encontrado por munícipes próximo ao posto São Lucas, município de Dom Expedito Lopes. Deu entrada no HRJL em gasping (respiração curta e agonizante) com tiragem intercostal e cianose. Foi prontamente atendida na unidade sendo intubada e assistida pela equipe. Será regulada para serviço de referência.

Mulher que resgatou bebê dá detalhes 

Ao A10+, a professora Rosilda Menezes, uma das responsáveis pelo resgate do bebê, contou como prestou socorro à criança com a ajuda de seu marido e de sua filha, que é enfermeira.

“Chamei meu marido, que estava deitado. Chamei minha filha, que é enfermeira, ela pegou os aparelhos dela e um lençol. Peguei o guarda-chuva com medo de chuva. Pegamos o bebê e pedimos ajuda aos guardas do posto rodoviário”, contou.

Recém-nascida foi resgatada por populares na região Reprodução

   


A criança foi socorrida rapidamente e está entubada. Devido à falta de oxigenação no cérebro, seu estado de saúde é considerado grave. Apesar disso, Rosilda afirma estar esperançosa com a recuperação e admite já ter criado laços afetivos com a menina.

“A bebê foi socorrida na mesma hora e está entubada. O médico disse que, se ela sobreviver, pode ficar com problemas físicos por causa da falta de oxigenação no cérebro, mas eu quero ela mesmo assim. Ela precisa ser transferida para Teresina porque o caso é muito grave e necessita de mais recursos tecnológicos, mas minha fé em Deus é maior”, afirmou.

Ainda no caminho, a mulher notificou a Polícia Rodoviária Federal (PRF), e o caso foi repassado às autoridades para investigação. Até o momento, não há informações sobre a identidade da mãe ou as circunstâncias do abandono.

O caso será investigado pela Polícia Civil da região. 

Fonte: Portal A10+ com informações do Cidades na Net


Dê sua opinião:

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Em destaque

Enquete

Você gosta de acompanhar as notícias por qual rede social?

ver resultado