📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
A Polícia Militar do Piauí prendeu, nesta terça-feira (02), um homem suspeito de integrar uma milícia privada armada que atuava no Cerrado piauiense. A ação, que também resultou na apreensão de armas e munições, foi realizada em operação conjunta da Coordenadoria de Direitos Humanos e Mediação de Conflitos (CDH) com o Comando de Policiamento do Cerrado (CPCE), dentro do patrulhamento rural intensificado na região.
- Entenda: Milícia privada é um grupo organizado que atua à margem do Estado, usando violência e ameaças para controlar um território ou explorar atividades ilícitas, como extorsão.
Durante a operação, os policiais encontraram um revólver calibre .38, uma espingarda calibre 20, além de sete munições calibre 20 e seis munições calibre .38, material utilizado pelo grupo armado para intimidação e conflitos locais.
O tenente-coronel Jamson, coordenador de Mediação de Conflitos da PMPI, destacou que a ação segue orientação do secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, e do comandante-geral da PMPI, coronel Scheiwann Lopes, que determinaram o reforço no combate a milícias privadas e no apoio ao cumprimento de ordens judiciais.
“Estas ações são mais uma etapa da política de segurança pública do Estado do Piauí, através do Pacto pela Ordem, e refletem na sensação de segurança na região do Cerrado piauiense”, afirmou o oficial.
O suspeito detido e o material apreendido foram encaminhados à Delegacia de Uruçuí para os procedimentos legais.
Fonte: Portal A10+