PF prende 8 pessoas em operação contra grilagem de terras no litoral do Piauí - Polícia
OPERAÇÃO POLICIAL

PF prende 8 pessoas em operação contra grilagem de terras no litoral do Piauí

A ação investiga crimes ambientais, invasão, estelionato, organização criminosa e outros


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

A Polícia Federal divulgou o primeiro balanço referente à Operação Terra Prometida, deflagrada no litoral do Piauí na manhã desta segunda-feira (13). A ação investiga crimes ambientais, invasão e loteamento de terras reconhecidamente pertencentes à União, estelionato, organização criminosa e abertura de associações visando camuflar grilagem de terras da União no município de Cajueiro da Praia. Até o momento, 8 pessoas foram presas.

Segundo a PF, foram apreendidos celulares, documentos, dinheiro em espécie e uma retroescavadeira; 16 pessoas foram ouvidas em Parnaíba. Houve também a remoção de cercas e a destruição de edificações clandestinas, sendo devolvida a posse de 82 hectares de terra à União.

  

Até o momento, 8 pessoas são presas pelo PF em operação contra grilagem de terras no litoral do Piauí
Divulgação

   

Entenda

De acordo com a PF, as investigações apontam que as invasões de terras de propriedade da União tiveram início em 2020, durante o período da pandemia, mediante a destruição de cercas e o estabelecimento de novos marcos territoriais sem o conhecimento da Secretaria de Patrimônio da União – SPU, ou ainda mediante pedidos de utilização de imóvel junto a esta instituição com documentos com indícios de falsidade. 

Além disso, identificou-se que terras da União foram vendidas, inclusive em duplicidade, foram levantadas casas de fachada (sem ocupação efetiva) e feitas pequenas plantações a fim de justificar a posse antiga nas terras esbulhadas.

As apurações identificaram que os líderes investigados obtiveram as maiores porções de terra e já realizaram o loteamento clandestino com vistas à especulação imobiliária, auferindo vantagem indevida.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado