📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
O Governo do Piauí, por meio da Secretaria da Segurança Pública (SSP-PI), está investindo, de forma estratégica, em tecnologia para modernizar o sistema de segurança e combater a criminalidade. Essas ações fazem parte do programa “Pacto pela Ordem”, lançado no início deste ano e que integra soluções inovadoras, inteligência policial e fortalecimento institucional.
De acordo com o delegado Anchieta Nery, diretor de Inteligência da SSP-PI, o diferencial do órgão está em, antes de investir em grandes equipamentos tecnológicos, melhorar e valorizar ferramentas básicas, colocando-as à disposição das equipes policiais. O Lupa App, como destaca Anchieta, é um grande exemplo.
“O Lupa App é um aplicativo que coloca na mão do policial uma série de informações que são simples, que não exigem um grande poder computacional, mas que agora estão disponíveis para todos os processos da segurança pública do Piauí. Isso se deu a partir de uma integração plena dos dados de segurança”, explicou o diretor.
A Secretaria da Segurança Pública também buscou parcerias com universidades públicas do estado. Especialistas e agentes com conhecimento em tecnologia e análise de negócios estão contribuindo com o desenvolvimento de ferramentas, testando-as e, quando aptas, disponibilizando-as para uso.
“Nós também desenvolvemos um algoritmo próprio de reconhecimento facial, treinado com datasets locais, com rostos de pessoas nordestinas”, disse Anchieta Nery.
Rastreamento inteligente de celulares
Uma das iniciativas mais inovadoras é o CellGuard, plataforma que automatiza o rastreamento e recuperação de celulares roubados ou furtados. Integrada a sistemas policiais, operadoras de telefonia e bancos de dados estatais, a tecnologia identifica o IMEI dos aparelhos e envia notificações via WhatsApp, otimizando o contato com vítimas e órgãos de segurança. Dessa forma, aumenta-se a chance de devolução voluntária dos dispositivos e fortalece-se a repressão ao comércio ilegal.
Reprodução
Lançado em 2023, em parceria com a Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi), o CellGuard já possibilitou a recuperação de mais de 11 mil celulares no estado. A análise dos primeiros cinco meses de 2025, em comparação com o mesmo período de 2024, revela uma queda de 22,2% nas ocorrências de roubo de celulares. Quando relacionada ao ano de 2022, a redução atinge 48,73%, o que representa quase metade dos registros daquele período.
BO Fácil
Na última segunda-feira (30) também foi lançado o BO Fácil, primeiro serviço do Brasil de registro de boletim de ocorrência pelo WhatsApp. A plataforma ainda permite que o cidadão faça denúncias anônimas e até acione o número 190.
Com o número oficial 0800 086 0190, a ferramenta utiliza inteligência artificial (IA) para coletar informações essenciais da ocorrência e, em seguida, o próprio sistema gera um protocolo em PDF, que é enviado automaticamente ao cidadão, garantindo agilidade e segurança.
Fonte: Portal A10+