📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
A Polícia Civil do Piauí realizou uma ação educativa, na manhã desta quarta-feira (9), no Shopping da Cidade de Teresina para combater a receptação de ouro roubado. A iniciativa, segundo a Superintendência de Operações Integradas, teve como principal objetivo conscientizar lojistas sobre os riscos de comprar ouro de procedência duvidosa. A prática, além de configurar crime de receptação, alimenta o furto, o roubo e até crimes mais graves, como o latrocínio.
De acordo com o Superintendente de Operações Integradas, Matheus Zanatta, também foi apresentado ao público o BO Fácil, a nova ferramenta que permite o registro de boletins de ocorrência por WhatsApp, com envio de texto, áudio e denúncias anônimas.
"Nós sabemos que só existe roubo de ouro porque tem um receptador. Também queremos aqui mostrarmos à população a nova ferramenta, que é o BO Fácil, onde você pode estar fazendo o boletim de ocorrência de casa, através do número do WhatsApp 08000860190, pode estar mandando denúncia anônima e também apertando o botão de emergência, tudo isso para facilitar e levar o serviço do estado mais próximo ao cidadão piauiense", disse o superintendente à TV Antena 10.
Durante a ação, cerca de 30 operadores da Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP) distribuíram materiais educativos aos comerciantes e usaram a rádio interna do shopping para divulgar informações sobre o tema.
A pasta lançou em 2023 o Projeto Celular, focado na repressão o roubo e furto de celulares no estado. Em 2 anos e meio os agentes perceberam uma redução de mais de 50% no roubo dos aparelhos e recuperaram mais de 13 mil celulares.
"Fizemos também a primeira Operação Ouro Sujo há semanas, onde três lojas foram alvo, todas elas tiveram suspensas suas atividades econômicas, inclusive durante as buscas e apreensões nós conseguimos encontrar mais de um milhão de ouro derretido e também duas pessoas foram presas temporariamente. Então essa ação de hoje é uma ação para tentar inibir o roubo de ouro e tentar mostrar essa nova ferramenta que facilita o registro do boletim de ocorrência", explicou.
Fonte: Portal A10+