📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
Após um vídeo circular nas redes sociais, onde lanceiros aparecem furtando pessoas no Centro de Teresina, policiais do 1º Batalhão da Polícia Militar lotaram um ônibus na manhã desta sexta-feira (15) conduzindo mais de 30 pessoas suspeitas de praticarem o crime. À TV Antena 10, o coronel Moreira Filho afirma que dentro da Operação Força Total foram presos os lanceiros que apareceram no vídeo abordando pessoas de forma violenta. Os cinco foram identificados e encaminhados ao 1º Distrito Policial para os procedimentos.
"Estamos aqui cumprindo um determinação do nosso comandante, tirando de circulação os lanceiros. Desde cedo foi deflagrado a Operação Força Total que acontece em todos os municípios do Piauí. Todos os lanceiros foram identificados e em relação aqueles que não têm documento estamos levando pro Instituto para fazer a identificação. Todos estão sendo monitorados desde bem antes. Eles são costumas dessa prática. A polícia está fazendo a parte dela que é conduzir, aumentamos o efetivo em 60%", explicou.
De acordo com o Coronel Galvão, comandante do Departamento Geral de Operações (DGO), a maioria dos identificados já possuem registro criminal. Muitos deles já estavam sendo acompanhados pelo serviço de inteligência. O coronel também explica que vem sendo feito um monitoramento na ligação entre Teresina e Timon, cidade vizinha.
"Um ato de covardia desses lanceiros que insistem em ocupar o Centro da Cidade, mas a nossa resposta é efetiva. Convocamos um reforço para ocupar o Centro de Teresina assim como os outros centros comerciais que tenham um fluxo maior de pessoas nesse período. Não descansaremos. Vamos agora identifica-los e vamos recolher todos esses que estão no Centro e colocar autorização das autoridades. Estamos tendo também um reforço para identificar essas pessoas que vem pela ponte e também por essas embarcações que trazem essas pessoas do estado vizinho para cá", afirma.
Para a operação a polícia utilizou o efetivo de 150 policiais além de 20 viaturas. 17 presos foram encaminhados à Central de Flagrantes de Teresina.
Veja a ação dos lanceiros no Centro da capital:
Fonte: Portal A10+