📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias cumpre agenda em Teresina nesta sexta-feira (25). Dentre as atividades, estão a participação no III Seminário Descentralizado na Primeira Infância no SUAS e a entrega de Estruturas de Mobilidade no Sistema Único de Assistência Social (MOBSUAS) aos municípios de Brasileira, Itaueira e Guadalupe.
Em entrevista à TV Antena 10, o ministro destacou as ações de assistência às crianças e que ainda contemplam as mulheres.
Shelda Magalhães/TV Antena 10
"O objetivo é que a gente tenha um plano com base na realidade de cada estado, depois de cada município. São crianças que perderam o vínculo com os pais ainda na maternidade, ou passaram por situação de violência, ou trabalho infantil. Vamos elaborar um mapa do Brasil vendo uma realidade de cada canto para que possamos ter um trabalho integrado, envolvendo o executivo, o judiciário e o parlamento para proteger nossas crianças e também as mulheres. Foi instalado um Grupo de Trabalho do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, que vai para o detalhamento integrando experiências do Brasil e do mundo para uma política avançada, na qual uma das prioridades é a proteção das crianças", disse o ministro.
Shelda Magalhães/TV Antena 10
A secretária de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos e presidente da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), Regina Sousa, pontuou as ações voltadas para a primeira infância que são executadas pelo Estado.
"Já temos as carretinhas, na questão da saúde, que já contam com mais de quatro mil atendimentos; realização de pactos com os prefeitos para construção de mais creches; na assistência, estamos dando a devida atenção às que estão sob nossa responsabilidade. Temos 18 abrigos de acolhimento, que cuidam de crianças desde o nascimento. Além de estarmos trabalhando com a SAF , que é o nosso grande banco de alimentos. Queremos fortalecer os mais vulneráveis", disse à TV Antena 10.
O seminário é realizado pela Sasc, Pacto pelas Crianças do Piauí e Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) em parceria com a Secretaria da Educação (Seduc), Secretaria da Saúde (Sesapi), Defensoria Pública do Piauí (DPE) e as Secretarias Municipais da Assistência Social.
Fonte: Portal A10+