Com mensagem de Janja, Casa da Mulher Brasileira é inaugurada em Teresina - Política
INAUGURAÇÃO

Com mensagem de Janja, Casa da Mulher Brasileira é inaugurada em Teresina

A ministra das Mulheres Cida Gonçalves também falou sobre a importância da Casa na capital piauiense


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

(Atualizada às 18h55)

A capital do Piauí ganhou um espaço dedicado ao apoio integral às mulheres em situação de violência: a Casa da Mulher Brasileira de Teresina foi inaugurada nesta sexta-feira (08), no Dia Internacional da Mulher. Com uma mensagem da primeira-dama do Brasil, Janja Lula da Silva e da Ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, o espaço foi entregue como mais um avanço na rede de proteção às mulheres.

  

Primeira-dama Janja Lula Silva manda mensagem durante inauguração da Casa da Mulher Brasileira
Reprodução Youtube

   

Não podendo estar presente durante a inauguração, Janja e Cida Gonçalves deixaram mensagem virtualmente em uma transmissão ao vivo. A Ministra parabenizou a cidade e deu detalhes acerca do compromisso do Governo Federal no combate à violência de gênero. 

“O compromisso que nós assumimos em 8 de março de 2023 de construir de 40 novas casas da Mulher Brasileira neste país e é a segunda que nós estamos entregando, em uma parceria constante com a prefeitura, com o Governo do Estado, com o Tribunal de Justiça, Ministério Público e Defensoria Pública. Quero dizer, que efetivamente, a Casa apresenta resultados. São mais de 9 serviços. No ano de 2023 atendemos mais de 200 mil mulheres no país. Isso é um resultado que garante que as mulheres confiem nesse serviço, que acreditem nesse trabalho e que Teresina vai ganhar um grande instrumento para enfrentar a violência, prevenir a violência e evitar o feminicídio”, explicou a Cida. 

A primeira-dama do Brasil desejou uma boa inauguração e enalteceu a importância do equipamento para a sociedade local. Em nome do presidente Lula, Janja deixou um abraço para a capital do Piauí e para as mulheres que serão atendidas nos mais diversos serviços. 

  

Janja Lula da Silva e Cida Gonçalves durante mensagem virtual
Reprodução Youtube

   

"Um beijo e um abraço para todas as mulheres que estão aí hoje acompanhando mais uma entrega do Governo Federal, do Ministério das Mulheres, a Casa da Mulher Brasileira. Queria deixar o meu abraço afetuoso a todas as mulheres nesse dia de hoje aí em Teresina, nesta cidade que a gente tanto gosta. Meu amigo Wellington Dias, Ministro do Desenvolvimento Social e eu acho que esse é um momento simbólico, para mais uma entrega da Casa da Mulher Brasileira. Dizer que esse é um espaço de acolhimento para todas as mulheres. É isso que a gente quer, que elas se sintam nesse dia, acolhidas. Queria deixar para vocês o meu abraço; a gente não pôde estar aí pessoalmente, mas a gente daqui de Brasília, do Planalto Central, mando o meu abraço, do presidente Lula, para todas as mulheres que estão aí hoje. Tenho certeza que esse vai ser um equipamento muito importante. Que a gente consiga que muitas mulheres sejam atendidas com os diferentes serviços da casas da mulher brasileira", completa Janja. 

O objetivo da Casa da Mulher Brasileira é permitir que as mulheres possam ter um atendimento psicossocial humanizado e que todo o processo seja resolvido no mesmo espaço. Além disso, visa garantir proteção integral e promover a autonomia econômica das mulheres. O local oferecerá dezenas de serviços para as atendidas, segundo  Zenaide Lustosa, secretária Estadual das Mulheres do Governo do Piauí.

  

Casa da Mulher Brasileira é inaugurada em Teresina Divulgação

   

"Na casa nós teremos uma delegacia especializada, que vai fazer boletins de ocorrência. Nós vamos ter atendimento psicossocial que funciona 24 horas. Aqui vai estar a Defensoria Pública, a Polícia Militar, através da Patrulha Maria da Penha. O Ministério Público e o Tribunal de Justiça. Então todos os órgãos que compõem essa rede de enfrentamento e atendimento a essas mulheres em situação de violência, vão estar dentro da casa. Então você que sofreu violência e chegando dentro da casa, você vai ter um atendimento, vai ter uma triagem e vai lhe direcionar dentro da casa para o atendimento", afirma.

Serão oferecidos os seguintes serviços:

  • Delegacia Especializada
  • Juizado e Vara Especializada
  • Atendimento Psicossocial
  • Brinquedoteca
  • Promotoria Especializada
  • Defensoria Especializada
  • Central de Transportes
  • Alojamento de Passagem
  • Emprego e Renda

A inauguração contou com a presença de diversas autoridades, dentre elas, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, senador Wellington Dias. Para ele, Teresina dá um grande passo em política social, com a integração dos três poderes, além dos serviços esfera social. Ele garante que é objetivo do Governo Federal entregar mais espaços assim em outras regiões do Estado.

 

  

Ministro Wellington Dias
Nathalia Carvalho / TV Antena 10

   

"É uma oportunidade de ter aqui a integração de tantos dos três poderes, da área social, defensoria pública. A presença de um espaço onde a mulher pode se sentir poderosa, poder ter uma condição de atendimento digno e o presidente Lula mantém a garantia de conclusão de Casas da Mulher que estavam em andamento, junto com a prefeitura, com o governo do estado e também aqui nós vamos ter a presença das entidades que garante uma diferença muito grande. Como política social, é um grande passo para Teresina", destaca.

 

Prefeito Dr. Pessoa
Nathalia Carvalho / TV Antena 10

   

O Prefeito de Teresina, Doutor Pessoa, comemorou a entrada do dispositivo e passou uma mensagem de aprendizado social contra ao machismo. 

“Hoje é o Dia Internacional da Mulher. Nós temos que aprender e esse machismo brasileiro tem que acabar. A mulher tem a inteligência, a capacidade que nós homens temos. Igualdade de oportunidades para servir, competir com o outro sexo. Aqui é para todos, é para proteger a mulher. Teve uma mulher que já procurou aqui para ser protegida", disse.

  

Suelly Veras, assistida pela patrulha Maria da Penha
Nathalia Carvalho / TV Antena 10

   

Suelly Veras, assistida pela Patrulha Maria da Penha, Centro de Referência de Atendimento à Mulher Esperança Garcia (CRAM) e Guarda Municipal, disse que a entrega na data de hoje é muito simbólica. Vítima de uma tentativa de homicídio por um familiar, ela ressalta que a Casa da Mulher Brasileira de Teresina será fundamental.

"Eu sofri uma tentativa de homicídio em 2021 e no meu caso, não foi ex-marido, foi familiar, irmão. Ele tentou me matar com uma pedra de concreto e eu pedi ajuda na Delegacia da Mulher, depois me colocaram na Patrulha Maria da Penha, em seguida na guarda e eu sou atendida pelo Esperança Garcia também. A assistência é essencial para nossa segurança. Independente de ser família ou não, é violência doméstica. A gente precisa de ajuda e aqui, nessa inauguração, a gente estava esperando a muito tempo e chegou hoje, no dia da mulher, não seria o melhor dia que não fosse hoje. Mais uma ferramenta para nos ajudar”, pontua.

  

Casa da Mulher Brasileira é inaugurada em Teresina
Laura Parente / A10+

   

A equipe multidisciplinar da Casa da Mulher Brasileira fornecerá atendimento psicossocial 24 horas por dia, incluindo fins de semana e feriados e suporte aos demais serviços, ajudando as mulheres a romperem o ciclo da violência sofrida.

A equipe multidisciplinar da Casa da Mulher Brasileira fornecerá atendimento psicossocial 24 horas por dia, incluindo fins de semana e feriados e suporte aos demais serviços, ajudando as mulheres a romperem o ciclo da violência sofrida. O acesso para a Casa pode ser realizado pela Rua Roraima, 2563, no bairro Aeroporto, ou pela rua Rua Dezenove de Novembro, 3102, no bairro Primavera, na zona norte da capital.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado