Deputados devem se reunir com prefeito de Teresina para debater situação do transporte público - Política
CRISE DO TRANSPORTE

Deputados devem se reunir com prefeito de Teresina para debater situação do transporte público

Evaldo Gomes também afirma que Alepi já recebeu mensagem do governador para novas medidas


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

A Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI) recebeu a mensagem do governador do Piauí, Rafael Fonteles, que propõe medidas para o funcionamento de forma efetiva do transporte público de Teresina. Vice-presidente da Alepi, o deputado Evaldo Gomes (Solidariedade) acredita que uma reunião com o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, trabalhadores e empresários poderá ajudar no encaminhamento de soluções. Entre as medidas, estão a inclusão da isenção do IPVA dos novos ônibus adquiridos e pagamentos pelo Estado dos subsídios de gratuidade no transporte coletivo. 

  

Evaldo Gomes, vice-presidente da Alepi Thiago Amaral / Alepi

   

"O encaminhamento foi marcarmos uma reunião com o prefeito para fazermos os acertos necessários para que a gente possa ter uma saída mais breve possível de toda a problemática. Tenho certeza absoluta que ao chegarmos na prefeitura ele vai nos receber, os deputados, os empresários, os trabalhadores, tenho certeza que iremos chegar ao entendimento. A gente quer colaborar e contribuir para que esse sistema possa de fato funcionar e dar oportunidade à população que vem sofrendo tanto", afirma Evaldo Gomes. 

Nesta semana, o governador do Piauí, Rafael Fonteles, propôs a Assembleia Legislativa do Piauí a redução em 100% do IPVA para aquisição de novos ônibus. O deputado Evaldo Gomes conta que outras medidas também estão sendo estudadas, como redução de 50% do IPVA para o óleo diesel e o pagamento da passagem, pelo Governo do Estado, aos estudantes de escola pública e dos trabalhadores que utilizam o serviço de forma gratuita. 

Para que as mensagens sejam analisadas, o primeiro passo será a formação das Comissões na Alepi. A previsão é que elas devem ser formadas e devem se reunir no início de março, segundo determinação do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Franzé Silva. Os líderes dos partidos devem concluir, depois do Carnaval, a indicação dos nomes dos parlamentares para cada uma das 11 comissões técnicas permanentes da Alepi.

  

Transporte coletivo em Teresina Jade Araujo/ Portal A10+

   

Para o presidente do Sintetro, Antônio Cardoso, a união de esforços com a Câmara Municipal e Assembleia Legislativa possa resolver de vez a situação. Ele ainda cita que os deputados também estão cientes da necessidade de reajuste salarial, algo que só será feito com a convenção dos trabalhadores. 

"A gente espera que o prefeito também se sensibilize com a situação que está cada vez mais caótica. A gente acredita que os esforços somados junto com a Assembleia, com a Câmara, a parte do prefeito e o movimento estudantil com associações, fundações, ente tenha dado um passo importante nessa conversa importante. A data base já passou. Deixamos ciente que nada será feito sem a nossa convenção. Tem que ter respeito pelos trabalhadores e pela população", conta o presidente do Sintetro. 

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado