Em posse, novo presidente da APPM elenca ações e diz que pretende fortalecer municípios - Política
POLÍTICA

Em posse, novo presidente da APPM elenca ações e diz que pretende fortalecer municípios

Toninho da Caridade assume o comando da Associação para o biênio 2023-2024


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O prefeito de Caridade do Piauí, Toninho da Caridade (PSD), tomou posse como presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), biênio 2023-2024, na tarde desta terça-feira (03). Na solenidade, ele relatou que pretende fortalecer o municipalismo piauiense e integrar com os governos federal e estadual para captar recursos.

"É um momento de muita responsabilidade que assumimos com os nossos colegas prefeitos para que a gente possa trabalhar em prol do fortalecimento do municipalismo piauiense. As expectativas são as melhores possíveis, a gente tem acompanhado os últimos acontecimentos a nível de Brasília de Piauí e o que a gente quer é justamente fazer essa integração com o governo do estado e governo federal pra que a gente possa debater as pautas municipalistas e ao mesmo tempo defender as a autonomia dos municípios piauienses", disse Toninho em entrevista ao A10+.

  

Toninho da Caridade, novo presidente da APPM
Laura Parente/ A10+

   

O prefeito também reforçou que conversou com o governador Rafael Fonteles (PT) e com outros ministros do governo federal para alinhar apoios aos municípios em áreas prioritárias como saúde e assistência social. Ele também destacou que a meta é defender e orientar as prefeituras.

"Vamos fazer um trabalho conjunto com os municípios piauienses na área da assistência social para fortalecer e qualificar cada cidade para que a gente possa captar recursos e quem sabe ser um modelo em todo o Brasil de trabalho e eficiência. São várias ações que precisam, eu particularmente sou um prefeito do piauiense, sei as dificuldades da falta d'água e diversos outros. O papel da APPM é isso, é capacitar o gestor, a sua equipe e ao mesmo tempo tá atento as portarias pra que possamos ajudar os municípios", explanou.

Ao discursar na solenidade, Toninho destacou a responsabilidade em assumir como presidente da APPM. Ele voltou a falar sobre a importância em fortalecer os municípios e da união que o governo estadual terá com o governo federal, representado pelo presidente Lula (PT).

  

Em posse, novo presidente da APPM elenca ações e diz que pretende fortalecer municípios
Laura Parente/ A10+

   

"É uma responsabilidade que hoje estamos assumindo. Queria agradecer aos colegas prefeitos que participaram da chapa. Agradecer aos colegas prefeitos que votaram. A eleição se passou, daqui pra frente somos todos juntos para fortalecer. Essa posse prestigiada já mostra o tamanho da responsabilidade que temos em defender os municípios. Vamos fortalecer os municípios e as regionalidades, cada município tem seus problemas. Pretendemos implantar uma parte técnica de acompanhamento junto ao governo estadual e federal. A gente pretende fortalecer ainda mais o municipalismo piauiense. Agradeço a oportunidade de estar à frente da casa. Vai ser um trabalho árduo e vamos estar acompanhando e fortalecendo a gestão", declarou.

O governador Rafael Fonteles (PT) também esteve na solenidade e falou sobre a importância do municipalismo em seu governo e afirmou que vai buscar uma forte cooperação para que as políticas públicas em áreas como saúde e educação tenham melhor desempenho.

"Na verdade o que a gente vai procurar ao longo do nosso governo é uma forte cooperação com os municípios. Em várias áreas é importante essa articulação notadamente na área da saúde, na área da educação, além da assistência social. Então, nossa proximidade com a APPM, pelo menos de nossa parte será muito forte e isso vai nos aproximar dos prefeitos pra que essas políticas funcionem melhor. Do confinanciamento, dos convênios que iremos celebrar para melhorar a educação básica, atenção primária na saúde, assistência social e outras ", elencou.

  

Rafael Fonteles, durante posse de Toninho como presidente da APPM
Laura Parente / A10+

   

Além disso, o governador teceu elogios ao novo presidente da APPM o classificando como "um grande articulador". Toninho da Caridade foi eleito presidente da APPM com 104 votos dos 196 votantes, em eleição contra o prefeito de Francinópolis, Paulo César.

O ex-presidente da APPM em 2021 e 2022 e prefeito de Francinópolis, Paulo César Morais, também esteve na solenidade para a transmissão do cargo para Toninho. Paulo César, durante seu discurso, relembrou seus feitos à frente da APPM, desejou sucesso para o novo presidente e disse estar à disposição da Associação para o que for preciso.

"A APPM luta pela isonomia do tratamento dos entes e pela autonomia. O município é onde as políticas públicas são mais realizadas. Temos que ficar atrás de recursos para políticas públicas como saúde e educação. Desejo sucesso e estou  aqui para ajudar e digo para todos os prefeitos que foi uma satisfação estar à frente desses dois anos que passei", disse Paulo César.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado