Governo do Estado lança programa para fortalecer ações educacionais no Piauí - Política
PROGRAMA

Governo do Estado lança programa para fortalecer ações educacionais no Piauí

Entre as ações estão os programas Ser integral faz diferença, Recomposição da Aprendizagem e Seduc Tec


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), lançou nesta quinta-feira (30) o programa Acelera Seduc para fortalecer as ações educacionais e atender as metas para a educação propostas pelo governador em seu plano de governo. A solenidade foi realizada no Palácio de Karnak. 

Na ocasião, foram lançados os projetos 'Ser integral faz a diferença', para expandir a educação em tempo integral, o programa 'Recomposição da Aprendizagem', com foco no crescimento dos índices de aprendizagem e o 'Seduc Tec' para expansão dos ensino profissional, técnico e tecnológico. O secretário de educação, Washington Bandeira, explicou que o programa vai contemplar todas as ações para o desenvolvimento da educação do Piauí e que os três programas lançados hoje são apenas os projetos iniciais e detalhou as metas para cada um. 

  

Governo do Estado lança programa para fortalecer ações educacionais no Piauí Jade Araujo / A10+
   

"Hoje nós temos 96 escolas em tempo integral na nossa rede, passaremos a 200 só nesse ano. É o cumprimento da meta do plano de governo do governador Rafael no primeiro ano. Temos 50 municípios com escolas de tempo integral, passaremos a ter 122 municípios, isso significa um incremento de matrículas. Além disso, lançamos hoje o Seduc Tec, que é a expansão dos cursos profissionais e técnicos voltados para as vocações produtivas do estado e para as profissões do futuro. Hoje nós estamos lançando dentro do Seductec o curso de desenvolvimento de sistemas com ênfase em inteligência artificial, atendendo 5 mil alunos, de 100 escolas, alunos da primeira série do ensino médio. Por fim, a terceira ação que lançamos hoje, dentro do acelera Seduc, é o recomposição da aprendizagem. Aulas extras de português e matemática para 36 mil estudantes do 9º do ensino fundamental e terceira série do ensino médio", explicou. 

O secretário também comentou sobre a possibilidade de um concurso público para atender as metas dos programas e afirmou que a pauta ainda está sendo estudada. 

"Nós estamos fazendo um estudo de necessidade e viabilidade de concurso público. Nós ainda temos professores a chamarem outros profissionais nos testes seletivos ainda vigentes, estamos fazendo um estudo de todo o nosso quadro, um levantamento de todo o nosso quadro e das necessidades, para assim concluirmos se vai ser necessário um concurso e sim, levaremos a proposta ao governador Rafael Fonteles. Nós temos 96 escolas hoje na rede de tempo integral, nós vamos transformar 104 em escolas de tempo integral. Isso demanda naturalmente investimentos em infraestrutura física e tecnológica, em transporte escolar, em alimentação escolar, nós já temos esses recursos, tanto no programa de fomento de tempo integral que é um financiamento do Governo Federal, investimento do Governo Federal, como também usaremos os nossos recursos do FUNDEB, do FUNDEF e também do tesouro estadual", concluiu. 

  

Governo do Estado lança programa para fortalecer ações educacionais no Piauí Jade Araujo / A10+
   

O gerente do EJA, Paulo Henrique Amorim, também comentou que o Seduc Tec está ofertando o curso de desenvolvimento de sistemas para 5 mil alunos da 1ª série do ensino médio em 100 escolas. Ele também destacou o programa será voltado para os alunos do EJA. 

"O Seductec, o programa que vai acelerar a oferta de cursos técnicos e profissionais a exemplo do que nós estamos fazendo hoje, lançando o curso desenvolvimento de sistemas com ênfase em inteligência artificial para 100 escolas totalizando mais de 5 mil matrículas. Esse programa é especificamente direcionado para alunos do ensino regular. Para os alunos do ensino do EJA, nós estamos fortalecendo o EJETEC que seria a educação de jovens e adultos com enfoque numa formação profissional", finalizou. 

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado