Lula defende regulação de plataformas digitais em discurso na cúpula do G77+China em Cuba - Política
AGENDA

Lula defende regulação de plataformas digitais em discurso na cúpula do G77+China em Cuba

Presidente também defendeu que países em desenvolvimento tenham lugar na discussão sobre a inteligência artificial


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu neste sábado (16) a regulação de plataformas digitais para enfrentar a disseminação de desinformações no ambiente virtual. A declaração ocorreu em Havana, capital de Cuba, onde o presidente se reúne com líderes do G77+China, grupo que reúne países em desenvolvimento que integram o sistema das Nações Unidas (ONU). A China também tem representantes no evento.  

Presidente Lula Reprodução TV Brasil
 
 
 

Lula citou a proposta da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) que prevê a discussão de diretrizes globais para regulamentar as plataformas digitais, com o objetivo de melhorar a confiabilidade das informações e proteger a liberdade de expressão e os direitos humanos.

"O projeto de diretrizes globais para a regulamentação de plataformas digitais da Unesco equilibra a liberdade de expressão e o acesso à informação com a necessidade de coibir a disseminação de conteúdos que contrariam a lei ou ameaçam a democracia e os direitos humanos", disse.

Ele também defendeu a ideia de estabelecer um painel científico para discussão da inteligência artificial, mas afirmou que é preciso ter a participação de "especialistas do mundo em desenvolvimento".



"Há duas grandes transformações em curso. Elas não podem ser moldadas por um punhado de economias ricas, reeditando a relação de dependência entre centro e periferia. A primeira é a revolução digital. E a segunda é a transição energética. Nossos países precisam ter as condições necessárias para responder a essas mudanças"

Ainda neste sábado, Lula vai ter compromissos bilaterais. Pela manhã, às 10h30 (horário local), ele se encontra com o, diretor-geral da ONU para Alimentação e Agricultura (FAO), Qu Dongyu. À tarde, se reúne com o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, no Palácio do Governo.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarcou rumo a Havana, capital de Cuba, na sexta-feira (15) para participar da Cúpula do G77+China com o tema "os desafios atuais do desenvolvimento: o papel da ciência, da tecnologia e da inovação".

Fonte: R7


Dê sua opinião:

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Em destaque