📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
O governador Rafael Fonteles e a secretária das Mulheres do Piauí, Zenaide Lustosa, recebem, nos dias 26 e 27 de janeiro, a visita da ministra das Mulheres, Márcia Lopes, que cumpre agenda nos municípios de Teresina e São Raimundo Nonato, com foco no fortalecimento das políticas públicas de proteção, acolhimento e autonomia das mulheres.
“Teremos diversas entregas no Palácio de Karnak, visita à Casa da Mulher Brasileira, além de agenda integrada com a Prefeitura de Teresina. Em São Raimundo Nonato, inauguraremos o Centro de Referência da Mulher Brasileira, fruto da parceria entre os governos federal, estadual e municipal. Essa agenda reafirma o compromisso do Governo Federal, sob a liderança do presidente Lula, e do Governo do Estado, conduzido pelo governador Rafael Fonteles, com o fortalecimento das políticas públicas para as mulheres piauienses”, destacou a secretária das Mulheres do Piauí, Zenaide Lustosa.

Na segunda-feira (26), às 11h30, em solenidade no Palácio de Karnak, ao lado do governador Rafael Fonteles e da secretária Zenaide Lustosa, a ministra assina a Ordem de Serviço para a construção da Casa da Mulher Brasileira de Parnaíba, equipamento que atenderá mulheres em situação de violência de todo o Território da Planície Litorânea. Na ocasião, também será assinado o Contrato de Repasse para a construção e equipagem do Centro de Referência da Mulher Brasileira de Piripiri.
Durante o evento, será formalizado ainda o convênio do Projeto Sementes de Luta, que formará mil mulheres negras e indígenas no estado, com investimento de R$ 440 mil, oriundos de emenda parlamentar do deputado federal, Francisco Costa. O projeto vai contemplar os municípios de Queimada Nova, Piripiri, São Raimundo Nonato, Piracuruca, Pedro II, Cocal, Esperantina, Oeiras, Floriano, Parnaíba, Teresina e Campo Maior.
A ministra também assina o Projeto Resistência Negra: Fios da Ancestralidade, iniciativa que beneficiará 300 mulheres de comunidades quilombolas em seis municípios do estado, além de mulheres de comunidades de terreiro das zonas norte, sul, sudeste e leste de Teresina. Com investimento de R$ 300 mil, através de emenda parlamentar do deputado federal Merlong Solano, o projeto visa fortalecer a valorização da diversidade cultural e a autonomia econômica das mulheres piauienses, por meio de capacitações voltadas a cabeleireiras afro, trancistas e a práticas culturais relacionadas ao uso de turbantes, reconhecendo esses saberes como expressões de identidade, ancestralidade e geração de renda.
A programação inclui, também, a entrega do Selo “Aqui Tem Mulher Segura” a estabelecimentos que aderiram ao Protocolo Estadual “Ei, Mermã, Não se Cale!”, política pública do Governo do Estado voltada à prevenção da violência contra as mulheres e ao enfrentamento da importunação sexual em espaços públicos e privados.
Ainda no dia 26, às 16h, a ministra visita o Florescer Sudeste, serviço da Prefeitura de Teresina que atende integralmente às mulheres em situação de vulnerabilidade social e suas crianças, na faixa de um a dois anos e onze meses.
Às 18h, a ministra visita a Casa da Mulher Brasileira (CMB) de Teresina, onde participa do encerramento da 1a turma do Curso Profissionalizante de Maquiagem, que formou 32 mulheres do Serviço de Promoção de Autonomia Econômica da Casa por meio do Programa Mulheres Mil, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc).
No dia 27, às 9h, a agenda segue para São Raimundo Nonato, com a inauguração do Centro de Referência da Mulher Brasileira, que atenderá mulheres dos 18 municípios do Território da Serra da Capivara.
Fonte: Governo do Piauí