Nunes Marques vai analisar pedido da União para alterar regras da privatização da Eletrobras - Política
BRASIL

Nunes Marques vai analisar pedido da União para alterar regras da privatização da Eletrobras

Gestão de Lula quer que governo tenha poder de voto proporcional à participação acionária na empresa


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O ministro Kassio Nunes Marques vai ser o relator de uma ação apresentada pelo governo federal ao Supremo Tribunal Federal (STF) que quer reverter regras da privatização da Eletrobras e ampliar o poder da União sobre a empresa. Após a venda para a iniciativa privada, concluída em 2022, o poder público passou a ter direito a menos de 10% dos votos na assembleia da companhia, apesar de deter 32,95% das ações.

Na semana passada, a Advocacia-Geral da União (AGU) contestou o trecho da lei de privatização que impede que qualquer acionista ou grupo exerça votos em número superior a 10% da quantidade de ações em que foi dividido o capital votante da companhia. O órgão defende que o governo tenha poder de voto proporcional à participação acionária que tem na Eletrobras.

  

Nunes Marques vai analisar pedido da União para alterar regras da privatização da Eletrobras Reprodução
   

A norma questionada pela AGU foi adotada originalmente para "pulverizar de ações" da empresa ao impedir que fosse controlada por grupos econômicos que a desviassem das finalidades de interesse social. No entanto, o órgão argumenta que, em vez de cumprir o propósito para o qual foram instituídos, os dispositivos tiveram o efeito prático de desapropriar indiretamente os poderes políticos da União na companhia.

A Eletrobras contestou a ação apresentada pela AGU. De acordo com a companhia, ampliar o poder do governo contraria as premissas do processo que culminou na privatização da companhia.

Segundo a vice-presidente financeira e de relações com investidores, Elvira Cavalcanti Presta, caso o STF acate a solicitação do governo, “a União e seu grupo potencialmente recuperariam a preponderância nas deliberações da assembleia-geral, o que contraria as premissas legais e econômicas que embasaram as decisões de investimento do mercado, a partir de modelagem desenvolvida pela própria União”.

Eletrobras

A Eletrobras, responsável pela operação de 101 usinas de geração de energia de distintas fontes, é a maior empresa de energia elétrica da América Latina. Tem capacidade instalada de 42,6 mil mw e de 73,8 mil quilômetros em linhas de transmissão em todo o país. Emprega, diretamente, cerca de 10 mil pessoas. Em 2022, teve lucro líquido de R$ 3,6 bilhões.


Fonte: R7


Dê sua opinião:

Fique conectado