Presidente da Alepi afirma que filho autista foi alvo de discriminação em restaurante - Política
PRECONCEITO

Presidente da Alepi afirma que filho autista foi alvo de discriminação em restaurante

Deputado usou as redes sociais neste domingo (24) para denunciar o caso


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

(Atualizada às 12h30)

O deputado estadual Franzé Silva, presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, usou as redes sociais para relatar um caso de discriminação sofrido pelo seu filho em um restaurante de Teresina. Segundo o parlamentar, o pai de uma criança questionou a presença do filho dele, que é autista, no ambiente. Franzé Silva classificou o ato como preconceito. 

Deputado Franzé Silva
Thiago Amaral / Alepi

   

"Hoje vivi durante o almoço num restaurante em Teresina, a discriminação que tantos pais de crianças atípicas vivem no seu dia a dia. Preconceito! Um pai de uma criança típica dizer que meu filho autista não poderia está no mesmo ambiente que a filha dele. No século passado as pessoas com alguma debilidade mental, viviam acorrentadas ou presas em manicômios. Hoje se busca a inclusão e novas formas de terapias inclusivas. O direito à inclusão tem que ser uma defesa da sociedade. Se o filho do Presidente de um Poder ainda é discriminado num ambiente coletivo, imagina o filho de um simples cidadão!", afirmou o deputado. 

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, demonstrou solidariedade ao parlamentar e repudiou o caso: "Nossa solidariedade a família do nosso amigo Franzé, presidente da Assembléia Legislativa do Piauí, pelo episódio de discriminação que sofreram. Que seja fortalecida cada vez mais a nossa luta contra o preconceito e a favor da inclusão mais efetiva das pessoas com deficiência em nossa sociedade", aponta. 

Dentro da Alepi, o deputado vem atuando em construção de leis que auxiliam a pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Em 2023, a Lei Nº 8.133/2023, de autoria do deputado foi sancionada e autoriza a implementação do sistema de inclusão escolar ABA (do inglês Applied Behavior Analyses, que significa Análise de Comportamento Aplicada) para crianças com autismo nas escolas da rede pública estadual de ensino do Piauí.

Em rede social, o deputado Franzé Silva afirmou que registrou um boletim de ocorrência acerca do caso. O presidente da Alepi agradeceu pelas mensagens de solidariedade e afirmou que lutará por justiça. 


Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado