PT e MDB selam acordo e definem Franzé Silva e Severo Eulálio para presidência da Alepi - Política
POLÍTICA

PT e MDB selam acordo e definem Franzé Silva e Severo Eulálio para presidência da Alepi

Decisão foi bastante comemorada entre os parlamentares dos partidos


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

(Atualizada às 11h34)

Como esperado, PT e MDB selaram o acordo para o deputado Franzé Silva (PT) assumir a presidência da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) no biênio 2023 e 2024, e o deputado Severo Eulálio (MDB) no segundo biênio, 2025 e 2026. A decisão já havia sido definida na noite de segunda (30) em reunião com a presença do governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT). 

  

Franzé Silva Nathalia Carvalho / TV Antena 10
   

O deputado Franzé Silva (PT) estará à frente da presidência da Alepi neste primeiro biênio. Em entrevista à TV Antena 10, ele destacou a série de assuntos que os parlamentares irão tratar nos próximos meses para apresentação do programa de Desenvolvimento do estado, agora na gestão Rafael Fonteles

"Destravar a pauta da Assembleia. Nós temos aqui uma série de assuntos a serem tratados especialmente as mensagens que o governador que enviar após a apresentação do Programa de Desenvolvimento do Piauí. Então nos precisávamos criar um ambiente, acabar com a discussão interna e pensar no Piauí. Foi esse o maior fator que fez com que a gente ontem chegar a um entendimento para que a Assembleia não pudesse entrar no segundo biênio com uma pauta interna enquanto tinha tanto assunto para população piauiense e, agora, chegamos a esse consenso", explicou.

O petista comentou ainda que a expectativa é que até sábado (04), Rafael Fonteles reúna toda bancada para apresentar o Plano de Desenvolvimento do Piauí que virá em sequência em forma de legislação.

  

Severo Eulálio Nathalia Carvalho / TV Antena 10
   

O deputado Severo Eulálio (MDB), que comandará a presidência da Alepi no segundo biênio (2025 e 2026), comemorou o acordo entre os partidos e destacou que a participação do governador Rafael Fonteles foi necessária para a união dos partidos nesta decisão.

"Depois de muita conversa, diálogo e muito entendimento voltou-se as bases do acordo firmado anteriormente sendo um biênio do Partido dos Trabalhadores e no segundo biênio do MDB. Foi um apelo inicial dele [governador] pra que fosse feito esse entendimento com as bases. Acredito que será uma relação tranquila [com a nova gestão] já que temos 22 deputados da base. O MDB já tinha feito esse acordo, estamos satisfeitos", comentou o emedebista à TV Antena 10. 

O deputado estadual João Mádison Nogueira (MDB) falou sobre a importância do acordo em entrevista à TV Antena 10, nesta terça-feira (31). Ele comentou que a base de deputados na Alepi será responsável para ajudar e construir um novo Piauí agora sob comando de Fonteles.

  

João Mádison
Nathalia Carvalho / TV Antena 10

   

"Este acordo foi muito importante para que o nosso governador Rafael Fonteles possa continuar fazendo a sua administração baseado aqui na Casa, para que não houvesse nenhuma desentendimento de trabalho, ele tem aqui 21 deputados estaduais. Então, é importante que houvesse esse consenso. E nós do MDB, como líder do partido, eu tô muito satisfeito porque o nosso amigo Severo será presidente nos dois últimos anos, não vai haver nenhum desentendimento e tudo aquilo que for feito aqui nessa Casa vai ser construído entre o Franzé e o futuro presidente também dos dois últimos biênios", relatou Mádison.

Após definição dos presidentes da Casa, os parlamentares já chancelaram a composição da Mesa Diretora para os dois biênios. Será da seguinte maneira:

1ª biênio comandado pelo PT

  • Franzé Silva (PT) - presidente 
  • Evaldo Gomes (Solidariedade )- primeiro vice-presidente 
  • Georgiano Neto (MDB) -  segundo vice-presidente 
  • Gil Carlos (PT) - terceiro vice-presidente 
  • Bárbara do Firmino (Progressistas) - quarto vice-presidente
  • Marden Menezes (Progressistas) – primeiro-secretário 
  • Dr. Helio (MDB) – segundo-secretário 
  • Dr. Tales (Progressistas) – terceiro-secretário 
  • Hélio Isaías PT – quarto-secretário

2º biênio comandado pelo MDB

  • Severo Eulálio (MDB) - presidente
  • Francisco Lima (PT) - primeiro vice-presidente
  • Dr. Vinicius PT – segundo vice-presidente
  • Ana Paula (MDB) - terceiro vice-presidente
  • Gustavo Neiva (Progressistas) - quarto vice-presidente
  • Wilson Brandão Progressistas – primeiro-secretário 
  • Evaldo Gomes (Solidariedade) – segundo-secretário 
  • Aldo Gil (Progressistas) – terceiro-secretário 
  • Felipe Sampaio (MDB) – quarto-secretário

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado