VÍDEO! Bolsonaro reclama de falta de carros blindados ao retornar para o Brasil - Política
BRASIL

VÍDEO! Bolsonaro reclama de falta de carros blindados ao retornar para o Brasil

Analista esclarece que não é praxe disponibilização de blindados para ex-presidentes


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

(Atualizada às 12h40)

Durante encontro com aliados políticos e parlamentares na sede do Partido Liberal (PL) em Brasília, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) reclamou nesta quinta-feira (30) do fato de não ter carros blindados disponibilizados pela Presidência da República em seu retorno ao país após três meses nos Estados Unidos.

  

Bolsonaro reclama de falta de carros blindados ao retornar para o Brasil
Reprodução

   

“Até segunda-feira eu tinha direito a dois carros blindados”, afirmou Bolsonaro na reunião, que também relembrou que, durante sua campanha de 2018, “tinha 40 policiais federais comigo” – citando que corre risco de sofrer um possível atentado.

“A gente fica preocupado. Eu não tenho peito de aço”, acrescentou.

O analista Gustavo Uribe esclareceu que é normal que candidatos tenham o amparo da Polícia Federal (PF), mas, neste momento, o ex-presidente não é candidato, então não há o aparato da PF.


“Ele tem direito a oito assessores e um carro. Quando Michel Temer deixou a Presidência da República, ele não recebeu um carro blindado – inclusive é uma reclamação de alguns aliados seus. Mas não é uma praxe [ter carro blindado]”, explicou Uribe.

“O que a gente vê é um episódio de Jair Bolsonaro caindo na realidade. Percebendo que não é mais presidente da República e, por enquanto, não é mais candidato ao Palácio do Planalto”, completou.

A analista Rodrigues acrescentou que Bolsonaro está pedindo um privilégio que somente presidentes possuem, no máximo candidatos à Presidência.

O que diz o governo Lula?

A Casa Civil informou que nenhum ex-presidente tem direito a carro blindado, mas sim a dois veículos oficiais com motorista, conforme a lei 7.474. “Reforçamos que os dois veículos oficiais foram disponibilizados e estão sendo utilizados pelo ex presidente Jair Bolsonaro”.

Bolsonaro quer que partidos aliados elejam 60% dos prefeitos em 2024

O ex-presidente Jair Bolsonaro afirmou que vai trabalhar para que os partidos aliados elejam 60% das prefeituras nas próximas eleições municipais, em 2024. A declaração foi dada a correligionários na sede do PL, logo após o ex-chefe do Executivo desembarcar em Brasília, nesta quinta-feira (30), após três meses nos Estados Unidos.

"[Valdemar Costa Neto] está à frente para que o PL, juntamente com o PP, entre outros partidos, colaborem para que a gente faça 60% das prefeituras do Brasil", disse.

O ex-presidente citou o ex-deputado Ulysses Guimarães e disse que o PL reúne 20% da bancada no Congresso Nacional. "Lembro lá atrás que quando alguém criticava o parlamento, o Ulysses Guimarães dizia: 'Espere o próximo'. Dessa vez, o próximo melhorou, e muito. [...] Eles [o atual governo] não vão fazer o que bem quer [sic] com o futuro da nossa nação. Somos, praticamente, 20% da bancada, além de outros colegas nossos de vários outros partidos," contabilizou.


Fonte: A10+ com informações de CNN Brasil e R7


Dê sua opinião:

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Em destaque

Enquete

Após fracasso em Teresina, qual sua opinião sobre os institutos de pesquisas?

ver resultado