Wellington Dias e mais 26 senadores são empossados em Brasília - Política
POLÍTICA

Wellington Dias e mais 26 senadores são empossados em Brasília

Os novos senadores foram declarados empossados pelo presidente da Casa, Rodrigo Pacheco


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

Os 27 senadores eleitos em outubro tomaram posse na tarde desta quarta-feira (1º) no Plenário do Senado Federal. O mandato é de oito anos e vai até fevereiro de 2031. Dos empossados, cinco foram reeleitos e quatro são ministros do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), entre eles, Wellington Dias.

O piauiense já relatou que a partir de março o governo federal começará a pagar a parcela adicional de R$ 150 do Auxílio Brasil, que beneficiará famílias com crianças até seis anos de idade. Dias também pontuou que sua atuação como ministro não vai se resumir apenas em programas de renda, mas também na prestação de habitação, energia, internet e qualificação profissional.

  

Wellington Dias e mais 26 senadores são empossados em Brasília Reprodução

   

No total, o Senado é composto de 81 parlamentares: cada estado e o Distrito Federal têm três representantes. As bancadas são renovadas de quatro em quatro anos, de forma alternada: em uma eleição são escolhidos 27 senadores (um terço do total) e no pleito seguinte, 54 (dois terços).

Entre os 27 que tomaram posse, quatro são ministros: Camilo Santana (PT-CE), da Educação; Flávio Dino (PSB-MA), da Justiça e Segurança Pública; Renan Filho (MDB-AL), dos Transportes; e Wellington Dias (PT-PI), do Desenvolvimento Social, Assistência, Família e Combate à Fome.

Para assumirem o mandato no Senado, eles se afastaram temporariamente das funções no Executivo. O parlamentar escolhido para chefiar ministério não perde o mandato no Legislativo. Após a posse, eles voltam às pastas federais e dão lugar no Senado a um suplente.

Os suplentes de Camilo Santana são Augusta Brito (PT) e Janaina Farias (PT). Os nomes que vão substituir Flávio Dino são Ana Paula Lobato (PSB) e Lourdinha (PCdoB). A cadeira de Wellington Dias deve ficar com Jussara Lima (PSD) ou José Amauri (Solidariedade). Renan Filho tem como suplentes Fernando Farias (MDB) e Adélia Maria (PV).


Fonte: A10+ com informações do R7


Dê sua opinião:

Fique conectado