Após recomendação do COE, Piauí vai reabrir 30 leitos de UTI Covid-19 - Saúde
SAÚDE

Após recomendação do COE, Piauí vai reabrir 30 leitos de UTI Covid-19

Em Teresina, a taxa de ocupação de UTIs covid chegou a 100%


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

(Atualizada às 14h41)

O Secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior, anunciou nesta terça-feira (19) a reabertura de mais 30 leitos de UTI Covid no Piauí, divididos entre os hospitais de Teresina, Oeiras, Floriano, Parnaíba e Piripiri. Atualmente estão em funcionamento nos hospitais do Estado 38 leitos para receber pacientes com a doença.

Com a reabertura desses leitos, vão totalizar 68 unidades de terapia intensiva, exclusivas para o tratamento de Covid-19. A medida vem depois de uma solicitação do Comitê de Operações Emergenciais (COE) por conta do aumento da taxa de ocupação dos leitos chegar a 89%.

  

Secretário de Saúde anunciou a reabertura de mais leitos UTI Covid no Piauí
Reprodução

  

Dos trinta leitos de UTI Covid que serão abertos, cinco deles serão no Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela(IDTNP), em Teresina; cinco no Hospital Regional Deolindo Couto, em Oeiras; cinco leitos no Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano; cinco no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde(HEDA), em Parnaíba; cinco leitos no Hospital Regional Chagas Rodrigues, em  Piripiri e cinco no Hospital Regional Justino Luz, em Picos.

O Comitê de Operações Emergenciais do Piauí (COE-PI), realizou reunião na noite desta segunda-feira (18) e determinou a reabertura de novos leitos de UTI para tratamento de Covid-19. 

Segundo o relatório diário de ocupação de leitos Covid-19, no Piauí 198 leitos estão ocupados, sendo 141 leitos clínicos, 51 UTI’s e 6 leitos de estabilização. Desse total, 90% dos leitos de UTI público estão com pacientes. Na capital, Teresina, 100% desses leitos estão ocupados. No interior do estado, a taxa de ocupação chega a 84% por conta do aumento de casos de Covid-19 no Piauí.

Na reunião também foi apresentada a proposta de reedição Nota Técnica nº 002/2022, revisada pelos membros do COE/PI, com objetivo de fortalecer a continuidade das medidas higienicossanitárias, visando à redução dos riscos de transmissão da Covid-19 e outras síndromes respiratórias no ambiente escolar, bem como no trajeto casa-escola-casa.

  

Após recomendação do COE, Piauí vai reabrir 30 leitos de UTI Covid-19
Reprodução

  

O documento reitera a obrigatoriedade das instituições de ensino notificar casos da doença à Vigilância Sanitária e ao CIEVS para possibilitar um maior controle da doença. As instituições também precisam conscientizar alunos e trabalhadores das unidades sobre a necessidade do esquema completo de vacinação.

Deliberações

O COE deliberou ainda sobre o uso obrigatório de máscara dentro do estabelecimento de ensino por todos os professores, trabalhadores e alunos, salvo os casos excepcionais a serem avaliados entre a instituição e os pais e/ou responsáveis.

 

No interior do estado a taxa de ocupação de leitos chegou a 84%
Reprodução

 

As instituições devem ainda incentivar a higienização das mãos com água e sabão ou álcool a 70% e manter todas às medidas para evitar à proliferação da doença.

Sobre período de afastamento dos alunos com Covid-19 das aulas presenciais, a instituição deve observar as situações de alerta com as condutas individual e institucionais.

“Cabe aos responsáveis legais pelo estabelecimento de ensino a observância quanto à implantação e cumprimento dos protocolos sanitários e das demais determinações estadual e municipal de cuidados com a Covid-19”, lembra o secretário.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado