📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
A Carreta da Saúde da Mulher do Programa Agora Tem Especialistas iniciou, nessa sexta-feira (20), os atendimentos no município de Bom Jesus, no Piauí. A ação integra o programa Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde, e vai contemplar todas as usuárias do SUS do Território Chapada das Mangabeiras pelos próximos 30 dias.
A unidade móvel oferece consultas, exames e procedimentos voltados ao rastreamento e diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero. Os atendimentos seguem o modelo de “oferta de cuidado integrado”, que garante consulta, realização de exames e retorno em curto prazo. Para ter acesso aos serviços oferecidos, é necessário que as mulheres sejam encaminhadas pela atenção primária dos municípios, para serem reguladas pelo sistema Regula Piauí da Secretaria da Saúde (Sesapi).

A proposta da unidade móvel é ofertar mamografia, ultrassonografia transvaginal, ultrassonografia pélvica, biópsia de colo uterino e biópsia de mama, conforme a necessidade de cada paciente. O serviço conta com ginecologista presencial e possibilidade de teleconsulta, caso a usuária opte pelo formato.
Cronograma
A Coordenação Regional de Saúde de Bom Jesus, vinculada à Sesapi, atuou na articulação com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-PI) para viabilizar a ação.
Antes de chegar à Chapada das Mangabeiras, a Carreta da Saúde da Mulher passou pelos Territórios Entre Rios Piauí e Itaueiras e Serra da Capivara, ampliando o acesso a serviços especializados.
O coordenador da Regional de Saúde de Bom Jesus, Arthur Maia Camelo, destacou a importância da iniciativa para reduzir filas e garantir diagnóstico precoce. “Estamos levando atendimento especializado para mais perto das mulheres da região, com consulta, exame e encaminhamento em tempo oportuno. Isso representa mais agilidade, prevenção e cuidado integral para quem mais precisa”, afirmou o gestor.
Com a chegada da Carreta da Saúde da Mulher à Chapada das Mangabeiras, o Piauí amplia a oferta de serviços especializados e fortalece a estratégia de prevenção e diagnóstico precoce do câncer, garantindo mais acesso e qualidade no atendimento às mulheres da região.
Fonte: Portal A10+