📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
Durante a sessão plenária desta terça-feira (14), o deputado estadual Gustavo Neiva (Progressistas) levantou preocupação com a gestão dos hospitais no interior do Piauí, especialmente aqueles administrados por Organizações Sociais (OS’s). O parlamentar sinalizou que deverá propor uma audiência pública na Assembleia Legislativa para debater o modelo de terceirização da saúde pública adotado em algumas cidades.
A iniciativa surge após a Câmara Municipal de Floriano aprovar a realização de uma audiência pública para tratar da queda na qualidade do atendimento hospitalar no município.
“É chegada a hora de nós debatermos aqui na Assembleia Legislativa esse modelo de gestão que foi iniciado com a intenção de privatizar a saúde pública e passar para essas OS’s a responsabilidade de promoção da saúde pública. Nós estamos sentindo uma piora generalizada”, declarou Neiva.
De acordo com o parlamentar, as queixas não vêm apenas dos usuários do sistema de saúde, mas também dos profissionais que atuam nas unidades geridas por OS’s.
“Antes, a gente via os pacientes reclamando de filas e falta de medicamentos, mas agora, a gente também escuta os funcionários reclamando da pressão e da falta do cumprimento de direitos”, acrescentou.
A proposta de audiência pública deve reunir representantes do Governo do Estado, das organizações responsáveis pela gestão hospitalar, parlamentares e membros da sociedade civil, com o objetivo de avaliar os impactos do atual modelo de gestão e discutir alternativas para a melhoria dos serviços prestados à população.
Fonte: Portal A10+