Em Teresina, serviços odontológicos da UBS da Cerâmica Cil são retomados pela FMS após interdição em 2023 - Saúde
SAÚDE

Em Teresina, serviços odontológicos da UBS da Cerâmica Cil são retomados pela FMS após interdição em 2023

Com isso, já são 21 unidades reabertas desde janeiro desse ano


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

Os serviços odontológicos na Unidade Básica de Saúde (UBS) Cerâmica Cil, zona Rural da capital foram retomados nesta quarta-feira (30). O local foi interditado em dezembro de 2023.

Segundo a Fundação Municipal de Saúde, a medida foi tomada após o Conselho Regional de Odontologia (CRO) confirmar o cumprimento das melhorias exigidas em notificação. Com isso, já são 21 consultórios odontológicos reabertos desde janeiro desse ano.

  

Serviços odontológicos da UBS da Cerâmica Cil são retomados pela FMS após interdição em 2023 Divulgação

   

“No último dia 22, retomamos também o atendimento na UBS Usina Santana, que estava sem funcionar desde novembro de 2024”, informa a diretora de Atenção Básica do ente, Fátima Sousa. “Após ações estruturais e intervenções positivas, nove consultórios foram desinterditados pelo Conselho Regional de Odontologia e 12 que estavam parados voltaram a funcionar. Essas melhorias levaram a um crescimento de 34% nos atendimentos odontológicos”, disse a gestora.

Charles Silveira, presidente da FMS, reforçou os esforços contínuos para normalizar gradativamente os serviços odontológicos.

“Nosso objetivo é garantir que a população tenha acesso a um atendimento odontológico de qualidade na rede de saúde municipal. Cuidar da saúde bucal previne doenças na boca e no restante do corpo. Além disso, um diagnóstico precoce é essencial para tratamentos eficazes”.

Entenda o fluxo do atendimento

O atendimento odontológico pela FMS em Teresina começa nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), onde são realizados procedimentos de rotina como avaliação da saúde bucal, limpeza, remoção de tártaro, restaurações, extrações dentárias e ações preventivas, como educação em saúde bucal, escovação supervisionada e aplicação de flúor.

Para casos de urgência, como dor de dente, há 6 pontos de atendimento em hospitais da cidade. Já nos casos mais complexos, as unidades de saúde encaminham os pacientes para um dos dois Centros de Especialidades Odontológicas (CEO). Nessas unidades, são realizados procedimentos como tratamento de canal, cirurgias de maior complexidade, atendimento a pessoas com deficiência e diagnósticos de câncer bucal, sempre em complementação à Atenção Básica.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Em destaque

Enquete

Qual editoria do A10+ você mais gosta de acompanhar por aqui?

ver resultado