FMS amplia público da vacina bivalente para idosos de 70 anos e mais e pessoas imunocomprometidas - Saúde
IMUNIZAÇÃ0

FMS amplia público da vacina bivalente para idosos de 70 anos e mais e pessoas imunocomprometidas

A vacina está sendo aplicada nos terminais do Buenos Aires e Parque Piauí, além do Teresina Shopping


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) amplia a partir desta segunda-feira (13) o público alvo para receber a versão bivalente da vacina contra a covid-19. Agora, passam a ser contemplados os idosos de 70 anos e mais e as pessoas imunocomprometidas a partir dos 12 anos. Nesta segunda-feira (13), às 17h, a FMS também abre novas vagas de agendamento de primeira dose para bebês de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias). Para marcar a vacinação, basta acessar o site.

Aos grupos aptos a receberem a vacina bivalente, a aplicação acontece nos terminais do Buenos Aires e Parque Piauí, além do Teresina Shopping (Edifício Garagem G1), que funcionam de segunda a sexta das 9h às 17h. 

  

Vacinação em Teresina
Tânia Rego / Agência Brasil
   

“No momento da vacinação, deve-se apresentar o documento de identificação com foto e cartão de vacina. As pessoas imunocomprometidas devem apresentar ainda um documento atestando sua condição”, informa Emanuelle Dias, coordenadora da campanha de vacinação em Teresina.

Emanuelle Dias chama atenção para o esquema vacinal dos imunocomprometidos, que é diferente dos demais públicos. "Se o paciente estiver vacinado com apenas duas doses, ele vai receber uma dose adicional com vacina bivalente com um intervalo mínimo de 8 semanas após a última dose, e mais a dose de reforço bivalente após 4 meses. Se ele já tiver a dose adicional, vai tomar o reforço de bivalente com um intervalo mínimo de 4 meses desta última dose”

Com esta abertura, Teresina passa a contemplar todos os grupos da primeira fase preconizada pelo Ministério da Saúde, que é composta por pessoas acima de 70 anos; imunocomprometidos; pessoas vivendo em instituições de longa permanência e trabalhadores, comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas.

Outros grupos

O Teresina Shopping está recebendo este público de bebês para aplicar a segunda e terceira doses, às segundas, quartas e sextas-feiras das 9h às 17h. Os pais podem ainda procurar as UBS Planalto Uruguai, Redonda, Betinho, Cristo Rei, Poti Velho, Monte Verde, Nossa Senhora da Guia, Memorare, São Pedro e Santa Isabel, das 8h às 12h e 13h às 17h. Além disso, estes locais estão aplicando dose de reforço para crianças de 3 e 4 anos.

De segunda (13) a sexta-feira (17), das 9h às 17h, o Teresina Shopping recebe ainda os seguintes públicos: primeira dose para o público de 12 anos e mais, segunda dose para pessoas de 6 meses e mais, primeiro reforço para 3 anos e mais, segundo reforço para 18 anos e mais e o terceiro reforço para vacinados com a Janssen no primeiro esquema primário - dose única.

Na terça (14) e quinta-feira (16), das 8h às 12h e 13h às 17h, o público de 12 anos e mais têm acesso à vacina em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. “A exceção são os pacientes que vão tomar a segunda dose de coronavac, que devido à baixa quantidade está disponível apenas no Teresina Shopping”, esclarece Emanuelle Dias.

Também nas terças e quintas, as UBS do Buenos Aires, Saci, Monte Castelo, Irmã Dulce, Cidade Jardim, Satélite, Parque Poti, Parque Piauí, Porto Alegre, Santa Maria da Codipi, Santa Isabel, Renascença e Alto da Ressurreição estarão aplicando segunda dose e reforço para crianças de 5 a 11 anos.

No sábado (18) e domingo (19), das 8h às 12h e das 13h às 17h, a FMS mantém abertos os postos das UBS Parque Piauí, Porto Alegre, Santa Maria da Codipi, Santa Isabel e Renascença. Estes locais estarão aplicando 2ª dose para crianças de 3 a 11 anos; 1ª dose, 2ª dose (exceto coronavac) e 1º reforço para 12 anos e mais, 2º reforço para 18 ou mais e 3º reforço para vacinados com Janssen no esquema primário - dose única.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado