FMS inicia vacinação contra Covid para crianças de seis meses e menos de três anos com comorbidades - Saúde
EM TERESINA

FMS inicia vacinação contra Covid para crianças de seis meses e menos de três anos com comorbidades

As crianças estão sendo imunizadas com a vacina Pfizer infantil


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) iniciou, nesta quarta-feira (16), a vacinação de crianças contra a Covid que tenham entre seis meses e 2 anos, 11 meses e 29 dias e que tenham comorbidade. Para ter acesso à vacina, os pais devem marcar dia e hora previamente no site http://vacinaja.fms.pmt.pi.gov.br/. Em Teresina, o sistema está disponível desde a última segunda-feira (14) para agendamento da população.

A técnica em enfermagem Tâmara Camila Carvalho fez o agendamento para vacinar a filha Maria Eduarda, de 2 anos e 7 meses, que tem cardiopatia congênita. Na manhã de hoje, ela levou a menina a UBS do Poty Velho.

  

FMS inicia vacinação contra Covid para crianças de seis meses e menos de três anos com comorbidades
Reprodução
   

“Eu contava os dias para chegar esse dia de hoje de ver a minha filha vacinada. Todos os pais e responsáveis pelas crianças devem vacinar os seus filhos porque é a única garantia de ter mais saúde”, diz.

Quem também levou a filha para vacinar hoje foi Alana Karolina Santos Correia, que estava com a pequena Ana Vitória, de 2 anos e 2 meses e que tem autismo. “Engravidei durante a pandemia e já naquela época eu imaginava o dia em que vacinaria minha filha. Agora, vou iniciar o planejamento dela frequentar a escola no próximo ano e com a vacinação atualizada”, fala.

As crianças estão sendo imunizadas com a vacina Pfizer infantil, em um esquema que contempla três doses. As duas doses iniciais devem ser administradas com quatro semanas de intervalo, seguidas por uma terceira dose administrada pelo menos oito semanas após a segunda dose.

O presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, reforça que é preciso vacinar as crianças. “Façam o agendamento no site da FMS e compareçam levando a documentação necessária. Esse é um momento de unirmos forças para que as crianças sejam imunizadas”, fala.

  

As crianças estão sendo imunizadas com a vacina Pfizer infantil
Reprodução
   

A vacinadora e técnica em enfermagem, Jaqueline Oliveira, explica para os pais que após a vacina as crianças podem ter leves sintomas. “Podem ser os mesmos de qualquer vacina, como febre e dor no local da aplicação da vacina”, diz.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado