FMS realiza vacinação em cães e gatos após sagui ser diagnosticado com raiva em Teresina - Saúde
MEDIDA

FMS realiza vacinação em cães e gatos após sagui ser diagnosticado com raiva em Teresina

O objetivo é vacinar animais na região onde o sagui, diagnosticado com raiva, foi encontrado morto


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) vai realizar a vacinação de cães e gatos, a partir desta quinta-feira (23), após o diagnóstico positivo de raiva em um de três saguis encontrados mortos, na segunda-feira (20), em frente à Unidade Básica de Saúde Dr. Francisco José C. Sousa, localizada na rua Esperantina, no bairro Horto Florestal, na zona Leste de Teresina. 

O bloqueio consiste na imunização de animais domésticos contra a doença. A cobertura vacinal vai abranger todas as quadras dos bairros Horto Florestal e Planalto Ininga. Além disso, serão contemplados parte dos bairros Ininga, Morada do Sol, Nossa Senhora de Fátima, São Cristovão e duas quadras do bairro Piçarreira.

  

FMS realiza vacinação em cães e gatos após sagui ser diagnosticado com raiva em Teresina Foto ilustrativa 

  

“Ao todo será um perímetro de 8,59Km, totalizando 253 quadras percorridas pelos nossos Agentes de Endemias e 5.003 imóveis visitados casas a casa para que todos os animais cães e gatos sejam devidamente vacinados”, informa Élcio Leite, gerente de zoonoses da FMS.

Ainda de acordo com a gerência de Zoonoses da FMS, os saguis não agrediram humanos ou outros animais, e a pessoa que manuseou os corpos foi submetida ao devido protocolo preconizado pelo Ministério da Saúde.

O diretor de vigilância em Saúde da FMS, Walfrido Salmito, solicitou que todos os moradores de Teresina tomem as medidas preventivas necessárias, dentre elas: evitar alimentar animais silvestres presentes no perímetro urbano e rural da cidade, evitar o contato com esses animais, evitar a domesticação deles e manter atualizada a situação vacinal de seus animais domésticos contra a raiva.

  

Segundo FMS, um sagui foi encontrado morto na zona Leste de Teresina; animal testou positivo para a raiva Foto ilustrativa

   

Em caso de mordida ou contato com saliva de animal, a população deve buscar atendimento no Hospital da Primavera, referência para o atendimento e manejo de acidentes com animais potencialmente transmissores da Raiva em Teresina. O hospital se localiza na Av. Duque de Caxias, 2660 - Primavera, zona norte da cidade, e a sua sala de vacinação tem funcionamento durante todos os dias até as 17 horas.

Campanha

Nos dias 02 e 09 de dezembro, a FMS promove a campanha municipal de vacinação contra a raiva em todo o município. 270 postos estarão disponíveis para a imunização de cães e gatos contra a doença. A campanha será dividida em duas etapas aos sábados, sendo que a primeira vai abranger os bairros das zonas Norte e Leste e a segunda nas zonas Sul e Sudeste.

A Gerência de Zoonoses da FMS está empenhada em garantir a segurança e o bem-estar da população. Em caso de dúvidas ou necessidade de informações adicionais, a comunidade pode entrar em contato pelo seguinte número de Telefone: (86) 3215-9144. “Juntos, podemos agir de forma eficaz para conter a propagação da raiva e garantir a saúde de todos. Contamos com a compreensão e colaboração de cada cidadão nesse momento de prevenção”, finaliza Élcio Leite.

Fonte: Portal A10+ com informações da FMS


Dê sua opinião:

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Em destaque

Enquete

Eleições nos Estados Unidos: você acha que Joe Biden tem condições de disputar a reeleição

ver resultado