FMS registra a 4ª morte por dengue em Teresina; 895 casos já foram confirmados - Saúde
DOENÇA

FMS registra a 4ª morte por dengue em Teresina; 895 casos já foram confirmados

Capital vive um surto da doença em 2022; prefeitura monta força-tarefa para combater mosquito


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) confirmou hoje (20), ao A10+, a quarta morte por dengue em Teresina. A vítima é um homem, de 38 anos, que faleceu em um hospital do município na manhã da última segunda-feira (18).

A segunda morte suspeita, de um bebê de um ano de idade, ainda está em investigação. A capital vive um surto da doença. De acordo com o boletim da Diretoria de Vigilância em Saúde da FMS, até o dia 18 abril foram notificados 2031 casos suspeitos de dengue na capital, dos quais 895 já foram confirmados e quatro foram a óbito.

  

FMS registra a 4ª morte por dengue em Teresina; 895 casos já foram confirmados Reprodução

   

Ainda de acordo com a FMS, a cidade já registrou 74 casos confirmados de chikungunya e seis casos confirmados de zika.

Na terça-feira (19),  a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) informou que uma adolescente de 17 anos morreu com sintomas de dengue hemorrágica em Parnaíba, litoral do Piauí.

O Piauí registrou um crescimento de 489,3% nos casos de dengue em relação ao mesmo período de 2021. Em Teresina, já foram contabilizadas três mortes pela doença. Na última quarta (13), uma mulher de 45 anos morreu em decorrência da doença na capital.

Em Teresina, presos do semiaberto irão atuar no combate à dengue

A Prefeitura de Teresina elaborou um grande mutirão de combate à dengue, que inclui a união de várias secretarias e o reforço de militares do Exército e internos do Sistema Penitenciário para ajudar nas ações. A cidade enfrenta um novo pico da doença. Recentemente, o prefeito Dr. Pessoa (sem partido) foi diagnosticado com dengue.

Segundo o secretário Edmilson Ferreira, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH), a força-tarefa teve início dia 18 de abril e vai até o dia 20 de maio, podendo ser prolongada se houver necessidade.

  

Presos do semiaberto irão atuar no combate à dengue em Teresina, diz prefeitura Ascom

   

“Vários órgãos da Prefeitura de Teresina estão envolvidos nesta ação. Como a Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (ETURB) com a operação de tapa-buraco; as SAADs de todas as zonas alinhadas na limpeza da cidade; o Centro de Controle de Zoonoses e a Fundação Municipal de Saúde (FMS), que atuam dando suporte à saúde pública e fiscalizando possíveis focos de dengue. Nós da SEMDUH coordenamos esse mutirão”, detalhou.

Em reunião nesta segunda-feira (18), a Prefeitura confirmou que uma parceria será firmada entre o Exército e a Secretaria de Justiça do Piauí para disponibilizar militares e internos penitenciários do semiaberto para ajudar nessa operação.


Dê sua opinião:

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Em destaque

Enquete

Após fracasso em Teresina, qual sua opinião sobre os institutos de pesquisas?

ver resultado