GSH Banco de Sangue de Teresina alerta para queda acentuada nas doações - Saúde
DOE AGORA

GSH Banco de Sangue de Teresina alerta para queda acentuada nas doações

Férias escolares, chuvas intermitentes e calor intenso reduzem comparecimento de doadores, enquanto a demanda por transfusões segue elevada


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O início do ano impõe desafios adicionais aos bancos de sangue em todo o país. No GSH Banco de Sangue de Teresina, a redução no número de doações tem sido agravada por uma combinação de fatores típicos do período, como as férias escolares, as chuvas intermitentes e os momentos de calor intenso registrados na região. Esses elementos afetam diretamente a rotina da população e impactam o comparecimento de doadores.

Além de dificultar o deslocamento até o banco de sangue, as condições climáticas também contribuem para o aumento de quadros de rinite, gripes e sinusites, comuns em períodos de variação de temperatura e alta umidade. Essas intercorrências afastam temporariamente muitos doadores, reduzindo ainda mais o volume de coletas em um momento em que os estoques precisam ser mantidos em níveis seguros.

  
GSH Banco de Sangue de Teresina alerta para queda acentuada nas doações
Foto ilustrativa
 
 
 

O alerta é reforçado pelo fato de que a demanda por sangue não diminui ao longo do ano. Pacientes com doenças crônicas, como anemia falciforme, pessoas em tratamento oncológico, além de procedimentos cirúrgicos eletivos, emergências médicas e atendimentos hospitalares de urgência continuam necessitando diariamente de transfusões.

"Janeiro concentra diversos fatores que impactam diretamente os estoques, como viagens, mudanças na rotina e, em Teresina, os efeitos do clima, com chuvas e calor intenso, que acabam afastando temporariamente muitos doadores por questões de saúde. Por isso, é fundamental lembrar que a doação de sangue é um compromisso contínuo. A necessidade não entra em recesso", destaca Érica Santana, líder de captação do GSH Banco de Sangue.

De acordo com a instituição, todos os tipos sanguíneos são fundamentais e bem-vindos para manter o atendimento seguro aos hospitais, com maior necessidade, neste momento, para os tipos O-, O+, A- e A+, que apresentam estoques mais críticos.

Saiba como doar 

  • O GSH Banco de Sangue de Teresina funciona de segunda a sábado;
  • Horário: das 7h às 18h;
  • Endereço: Rua Governador Raimundo Artur de Vasconcelos, 367, Centro (Sul) - 3º andar (Centro Clínico Hospital São Marcos – Ala B);
  • O local dispõe de estacionamento gratuito para os doadores, de segunda a sexta-feira.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Em destaque

Enquete

Você gosta do A10Cast, podcast da TV Antena 10?

ver resultado