No Piauí, 936 mil pessoas não voltaram para tomar a 1ª dose de reforço contra covid-19 - Saúde
DADOS

No Piauí, 936 mil pessoas não voltaram para tomar a 1ª dose de reforço contra covid-19

Com o surgimento de uma nova subvariante, a Sesapi alerta importância de completar o esquema vacinal


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

Levantamento do Plano Nacional de Imunização (PNI) mostra que 936 mil pessoas no Piauí não retornaram para tomar a primeira dose de reforço da vacina contra Covid-19. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) alerta para a importância do esquema vacinal completo no combate à doença. 

O secretário de Saúde, Néris Junior, alertou que com o aumento de casos e o surgimento de uma nova subvariante, a vacina é necessária para conter os casos graves da doença. Ele fez um apelo para a população ir aos postos e tomar a vacina. 

No Piauí, 936 mil pessoas não voltaram para tomar a primeira dose de reforço
Reprodução


“Essa nova subvariante da Omicron deixou as autoridades de saúde em alerta e com a Sesapi não foi diferente, por isso estamos aqui para pedir a nossa população, principalmente aqueles que não tomaram as doses essenciais para a sua proteção, que retornem aos postos de saúde e completem o seu esquema vacinal contra a Covid”, disse. 

Nos postos estão disponíveis para as doses de reforço as vacinas da Pfizer, AstraZeneca ou Jansen para pessoas com 18 anos ou mais. Para os adolescentes entre 12 e 17 anos, é recomendado preferencialmente a vacina Pfizer, se não estiver disponível a Coronavac pode ser utilizada.

Esquema Vacinal

O esquema vacinal com a dose única da Janssen, a recomendação é que para pessoas com idade igual a 40 anos ou mais, sejam administrados três reforços. Para pessoas entre 18 a 39 anos é duas doses de reforço. O primeiro reforço é aplicado dois meses após o início do ciclo; e os outros devem obedecer ao intervalo de quatro meses. 

A orientação é que também sejam utilizadas as vacinas AstraZeneca, Pfizer ou a própria Janssen para as doses de reforço. “As vacinas são seguras e estimulam o sistema imunológico a proteger a pessoa contra doenças transmissíveis. Os imunizantes estão disponíveis nos postos de saúde de nosso estado”, finalizou o Néris Junior.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado