No Piauí, casos de dengue aumentam 8% em 2024; Teresina lidera ranking de notificações - Saúde
DADOS

No Piauí, casos de dengue aumentam 8% em 2024; Teresina lidera ranking de notificações

O boletim aponta que foram contabilizadas 23,4 notificações para cada 100 mil habitantes


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

Os casos de dengue registrados no Piauí aumentaram 8% durante a 7ª semana epidemiológica de 2024. Teresina lidera a lista de municípios com 316 notificações até o momento. Para evitar o aumento de casos, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) reforçou as ações para combater o vírus. 

O boletim aponta que foram contabilizadas 23,4 notificações para cada 100 mil habitantes. No ano passado, no mesmo período, foram registrados 21,7. O total de casos prováveis nas sete primeiras semanas ficou em 770. Em relação a mortes, o estado ainda não registrou nenhum óbito. 

  

Dengue Fiocruz Minas
   

A lista de municípios com maior número de casos prováveis é liderada por Teresina, com 316 notificações. Seguida por Bom Jesus, com 125; Currais, 102; Ribeiro Gonçalves, com 55; e Parnaíba, com 30 registros. 

O boletim também mostra que a incidência de casos de Chikungunya, foram registrados 45 casos prováveis. Uma redução de 89,9%, em comparação aos 443 casos em 2023. A Sesapi liberou carros fumacê para os municípios que tiveram aumento de casos. 

“Estamos dando apoio técnico e liberando, inclusive, o carro fumacê. Essa não é uma medida de controle, mas uma medida emergencial, para contribuir no controle da situação daqueles municípios em situação de maior dificuldade”, disse Ocimar Alencar, supervisor de entomologia da Sesapi.

No Piauí, 195 municípios foram classificados como 'satisfatório' para ocorrência de surto de arboviroses, outras 20 cidades estão em alerta e nenhuma apresenta ocorrência de surto/epidemia. Os dados são da Pesquisa Entomológica do Aedes aegypti e do Aedes albopictus (LIRAa/LIA) de 2023.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado