Piauí confirma primeiro óbito por Chikungunya em 2022, diz Sesapi - Saúde
DADOS

Piauí confirma primeiro óbito por Chikungunya em 2022, diz Sesapi

A morte foi registrada no dia 03 de junho no Hospital Regional Justino Luz


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), através do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde -CIEVS, confirmou a primeira morte por Chikungunya no Piauí em 2022. Os últimos óbitos pela doença foram confirmados em 2018, quando seis casos foram contabilizados.

  

Piauí confirma primeiro óbito por Chikungunya em 2022, diz Sesapi
Reprodução

   

A morte foi registrada no dia 03 de junho no Hospital Regional Justino Luz, em Picos – um adolescente de 14 anos do município de Jaícos. “Infelizmente perdemos uma vida para esta doença, que já registrou um crescimento de 5.417,7% no número de casos este ano. O material colhido pelo hospital foi enviado ao Lacen-PI para a investigação, que liberou o resultado positivo hoje para o nosso centro de vigilância”, disse a coordenadora de Epidemiologia da Sesapi, Amélia Costa.

De acordo com o Boletim da 21ª Semana Epidemiológica, o estado do Piauí apresentou um aumento de 5.417,7% nos casos de Chikungunya, em comparação com o mesmo período do ano passado. As seis mortes registradas em 2018 foram nas cidades de Matias Olímpio, São João do Piauí, São Julião e Teresina.

Outra doença, que também é ocasionada pelo Aedes Aegypti, quem vem preocupando o estado é a dengue, que contou com um crescimento de 765,8%,e 10 mortes foram registradas em 2022. “Precisamos intensificar a limpeza das nossas casas e quintais, e também cobrar tal atitude de nossos vizinhos, pois a dengue e a  Chikungunya, infelizmente estão tirando vidas. E esses cuidados são essenciais para eliminarmos os criadouros do mosquito”, reforça à coordenadora.

Entenda o caso

James Kauê Sousa e Silva, de 14 anos, morreu vítima de chikungunya no município de Jaicós, Sul do Piauí, no último dia 3 de junho. O adolescente deu entrada no Hospital Regional Justino Luz, em Picos, no dia 29 de maio com quadro de cefaleia, vômitos e dor na lombar. 

  

Adolescente de 14 anos morreu vítima de chikungunya no interior do Piauí Reprodução
   

O jovem estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O laudo cadavérico apontou que a causa da morte de Kauê foi choque séptico, insuficiência respiratória aguda e meningoencefalite (inflamação do cérebro) em decorrência da chikungunya.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado