Piauí Pet Castramóvel realizou mais de 2100 castrações com implantação de microchip em cães e gatos - Saúde
SAÚDE

Piauí Pet Castramóvel realizou mais de 2100 castrações com implantação de microchip em cães e gatos

O projeto se alinha às pautas promovidas pela Semarh, de forma a abranger animais domésticos, de rua e aqueles resgatados por ONGs


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O projeto itinerante Piauí Pet Castramóvel, da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh), tem fortalecido a saúde e o controle da população de animais domésticos e em situação de rua por meio da castração. Ao todo, desde o início do projeto em 2023, 2.115 animais foram castrados e passaram pela implantação de microchip.

A capital do estado, onde o projeto foi lançado e iniciado, tem o maior número de castrações realizadas: 1.111 ao todo. Parnaíba vem logo em seguida, com 564 animais castrados. E Picos, conta com 440 castrações já realizadas, com implantação de microchip.

  

Piauí Pet Castramóvel
divulgação

  

Para o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado, Daniel Oliveira, o projeto visionário se alinha às pautas promovidas pela secretaria, de forma a abranger animais domésticos, de rua e aqueles resgatados por ONGs. “Essa ação pioneira no Estado busca, além de dar atenção ao tema da castração para o controle populacional de cães e gatos, evitar a disseminação de doenças provenientes dos animais em situação de rua. Com certeza, os resultados das ações já promovidas mostram que estamos no caminho certo”, complementou.

O Castramóvel foi lançado em solenidade no Palácio de Karnak em junho de 2023, como parte das ações do Programa ECO Piauí, o maior programa de fortalecimento da gestão da sustentabilidade ambiental no Estado. Esse projeto está especificamente no eixo Bio Piauí.

Duas edições já aconteceram este ano: a primeira, em Teresina, no mês de fevereiro; a segunda, em Piripiri, em abril. A intenção é que o projeto chegue a mais municípios ao longo do ano.

Em cada uma das edições, os animais foram cadastrados no local, passando por uma triagem para identificar quais estavam aptos ao procedimento. Em seguida, foram encaminhados para exames laboratoriais para, então, serem encaminhados às clínicas onde a castração seria executada, com implantação de microchip para monitoramento populacional. Ainda na etapa dos atendimentos, a Semarh emitiu o RG Pet gratuitamente aos animais cadastrados.

Jurema Chaves, diretora de Conservação da Biodiversidade (DCBio/Semarh), diretoria responsável pelo projeto, destaca o sucesso das edições . “O projeto está em continuidade e vai chegar a todos municípios do Estado do Piauí, realizando todas as etapas do atendimento: cadastro, triagem, castração e implantação de microchip”, confirmou.

Confira os números:

RELATÓRIO - PIAUÍ PET CASTRAMÓVEL EM 2023

  • Teresina - 2023

* Castrações: 367 animais

  • Parnaíba - 2023

* Castrações: 378 animais

  • Picos - 2023

* Castrações: 303 animais

  • TOTAL - 2023

* Castrações: 1048 animais

RELATÓRIO - PIAUÍ PET CASTRAMÓVEL EM 2024

  • Teresina - 2024

* Castrações: 744 animais

  • Parnaíba - 2024

*  Castrações:: 186 animais

  • Picos - 2024

* Castrações: 137 animais

  • Piripiri- 2024

* Castrações: 0 animais

  • TOTAL - 2024

* Castrações: 1067 animais

TOTAL DE CASTRAÇÕES

Castrações: 2115 ANIMAIS

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Em destaque

Enquete

Qual sua opinião sobre o projeto aprovado pela Câmara que equipara aborto a homicídio

ver resultado