Prefeitura de Floriano determina uso obrigatório de máscara para quatro grupos - Saúde
DECRETO

Prefeitura de Floriano determina uso obrigatório de máscara para quatro grupos

De acordo com o documento, obrigatoriedade foi definida para gestantes, idosos, pessoas com comorbidades e imunossuprimidos


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

A Prefeitura de Floriano, no Piauí, publicou um decreto atualizando as medidas municipais contra a Covid-19 e decidiu pela obrigatoriedade do uso de máscaras para gestantes, idosos, pessoas com comorbidades e imunossuprimidos.

A secretária de Saúde de Floriano, Caroline Reis, informou que a cidade apresentou apenas 2 casos positivos no mês de novembro, mas que mesmo assim é importante prevenir o avanço da doença.

  

Prefeitura de Floriano publica decreto obrigando uso de máscara para quatro grupos; veja detalhes
Reprodução

   

“O decreto deixa facultado o uso de máscara em ambientes abertos ou fechados, com exceção de idosos, gestantes, pessoas com comorbidades e imunossuprimidos. Estabelecimentos de saúde em sua totalidade é obrigatório o uso de máscaras e é obrigatório também que nesses locais estejam disponibilizados dispositivos de higienização das mãos. Pessoas com Covid-19 ou sintomas gripais também deve utilizar as máscaras”, disse a secretária.

De acordo com Caroline, foi realizado um mutirão na cidade onde 600 doses contra a vacina foram aplicadas. Um novo mutirão de vacinação acontecerá novamente na próxima semana.

  

A secretária de Saúde de Floriano, Caroline Reis
Divulgação

   

Além da obrigatoriedade da máscara para esses grupos, outro ponto inserido no novo decreto diz respeito às medidas preventivas como disposição de água, sabão, álcool em gel e uma pia com água corrente nos seguintes estabelecimentos:

  • Em unidades/consultórios/estabelecimento assistenciais de atendimento à saúde, públicos ou privados, ambulatorial ou internação (trabalhadores, pacientes/usuários, acompanhantes e visitantes);
  • Em transportes coletivos, públicos ou privados, rodoviário ou ferroviário (trabalhadores e passageiros/usuários), assim como táxis e transportes por aplicativos

“Temos uma cobertura vacinal muito boa. Mas não vamos ser pegos de surpresa. Por isso o novo decreto resolveu incluir alguns grupos que estavam faltando”, disse. 

Nos últimos meses, segundo o departamento de Epidemiologia, Floriano tem apresentado queda em novos casos da Covid-19. Em julho, foram contaminadas 435 pessoas. No mês seguinte, agosto, 23 florianenses. Setembro caiu para 05, outubro apenas duas pessoas.

Clique aqui e veja o decreto completo

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado