Samu Aéreo completa 10 anos com mais de 1000 voos realizados e dezenas de vidas salvas - Saúde
SAÚDE

Samu Aéreo completa 10 anos com mais de 1000 voos realizados e dezenas de vidas salvas

Levantamento mostra que ao longo desses 10 anos foram realizados 1054 atendimentos


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O SAMU Aéreo completa 10 anos de funcionamento nesta quarta, dia 31 de maio. O serviço, iniciado em 2013, já realizou mais de 1000 voos ajudando no atendimento de piauienses que precisavam de um deslocamento mais rápido para chegar a uma das unidades de saúde da rede estadual em Teresina para atendimento especializado.

De acordo com a coordenação do SAMU estadual, ao longo desses 10 anos foram realizados 1054 atendimentos de excelência nas mais diversas situações, desde o transporte de gestantes de alto risco, politraumatizados, neonatais até o atendimento de pacientes que sofreram infartos ou acidente vascular cerebral. 

Samu Aéreo completa 10 anos com mais de 1000 voos realizados e dezenas de vidas salvas
Thracy Oliveira / Antena 10
   

Seguindo um processo de trabalho minucioso e através da regulação, o SAMU aéreo identifica e define quais os pacientes podem ser transportados pela aeronave. Cristiane Rocha, coordenadora do SAMU estadual, destaca que são 10 anos de um serviço essencial para garantir uma melhor assistência à população.

“O Samu aéreo nos possibilitou dar a assistência necessária para muitos casos que precisaram de um transporte mais rápido para a capital. Ter a possibilidade de garantir a chegada de um paciente de São Raimundo Nonato, por exemplo, em 1h30 para a assistência médica na capital, é algo importante para salvar inúmeras vidas. Logicamente existem requisitos para que o paciente possa receber esse tipo de atendimento, mas a presença do serviço é de suma importância para a assistência a saúde do nosso estado”, disse a coordenadora.

O Serviço

O SAMU Aéreo conta hoje com uma equipe multiprofissional que é capacitada para os mais diversos tipos de transportes de pacientes. Ao ser notificado da necessidade do transporte de um paciente através do SAMU Aéreo, a equipe prepara a aeronave de acordo com a necessidade da missão que vai acontecer.

O alto nível do serviço deve estar presente em todas as etapas da ação, desde a preparação até a chegada na capital para ser encaminhado ao hospital de destino.

Irayldes Cunha é enfermeira e integrante da equipe do SAMU Aéreo desde o início do serviço. Ela fala que, apesar de cada missão ter suas próprias características e cuidados, sempre que o serviço é acionado, a equipe em plantão trabalha com o objetivo de levar o melhor atendimento possível para os pacientes.

“O nosso foco é levar um trabalho de excelência a todos que necessitarem do serviço. Havendo uma ocorrência nós analisamos o diagnóstico do paciente e preparamos a aeronave de acordo com o quadro dele, montando os equipamentos que vamos precisar para aquele tipo de transporte. É satisfatório ver ao longo desses anos diversos pacientes que foram atendidos pelo serviço se recuperando, percebemos que somos uma ponte que leva a esperança para diversos pacientes e familiares”, fala a enfermeira.

Salvando vidas

A satisfação e o empenho da equipe são justificados pelos resultados. Zuleidia Solon, do município de Guadalupe (337 km da capital), é mãe do João Gabriel, um dos pacientes atendidos pelo Samu Aéreo. No dia 30 de dezembro de 2016, o jovem sofreu um acidente que resultou em um quadro de politraumatismo, onde devido a gravidade foi recomendada a transferência para uma unidade de saúde na capital.

“A eficácia e a rapidez que o samu aéreo proporcionou ao meu filho, possibilitando ele a chegar rapidamente em Teresina, com certeza foi um dos principais motivos dele ter se recuperado. Queremos agradecer a toda a equipe do serviço pela qualidade do atendimento prestado, por causa do serviço que eles desempenharam meu filho se recuperou”, disse Zuleidia. 

Samu Aéreo completa 10 anos com mais de 1000 voos realizados e dezenas de vidas salvas
Thracy Oliveira / Antena 10
   

Outra família que precisou da assistência prestada pelo serviço é a do Léo Monteiro Sérvio de Carvalho. O jovem, residente do município de Floriano, também foi vítima de um acidente na madrugada do dia 05 de julho de 2020.

“Após o acidente, o Léo contou com a assistência da ambulância do SAMU, mas foi constatado que a situação dele estava se complicando devido à gravidade do acidente e assim foi feita a solicitação para que o samu aéreo fizesse a transferência dele para Teresina”, explicou Genival Ribeiro de Carvalho, pai do rapaz.

“A assistência do SAMU aéreo foi de suma importância para eu conseguir me recuperar e hoje estar aqui falando sobre o caso. Gostaria de agradecer por toda a eficiência e cuidado que a equipe teve comigo, mas também agradecer a todas as áreas que participaram do meu atendimento”, falou Léo Monteiro.

Quem pode ter acesso ao serviço?

Cristiane Rocha destaca que são casos como o do Léo Monteiro e do João Gabriel que fazem o serviço mostrar sua essencialidade dentro do sistema de saúde estadual, no entanto, ela reforça que existem requisitos que o paciente deve apresentar para que o serviço possa atender.

“O Serviço é muito positivo, mas a população precisa entender que nem todo quadro de saúde permite o transporte através do SAMU aéreo, por isso é essencial que o médico que esteja acompanhando o caso faça uma análise e verifique a viabilidade da transferência para Teresina através do serviço”, fala a coordenadora.

Diferente das ambulâncias, que o usuário pode acionar o serviço através do contato 192 esteja ele onde estiver, o SAMU aéreo é focado em fazer o transporte aeromédico de pacientes que já estejam internados em uma unidade hospitalar da rede estadual.

O médico que está acompanhando o paciente naquela primeira unidade da rede estadual, identificando a necessidade da transferência via aérea para uma outra unidade que possa dar mais resolutividade ao quadro de saúde daquele paciente, entra e contato com a central de regulação e solicita o transporte justificando a necessidade do serviço.

“Vale ressaltar que 92 municípios possuem unidades terrestres do SAMU prontas para atender a população e que o SAMU aéreo só entra em trabalho seguindo essas normas e atendendo casos excepcionais”, falou a coordenadora.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado