SAMU celebra 21 anos de existência em Teresina - Saúde
SAÚDE

SAMU celebra 21 anos de existência em Teresina

Somente de janeiro a agosto de 2025, o serviço já realizou atendimento a 21.169 pessoas em situações de urgência e emergência.


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Teresina, gerenciado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), completou 21 anos de funcionamento e, para marcar a data, promoveu uma cerimônia com corte de bolo e homenagens aos profissionais que atuam no atendimento pré-hospitalar. Somente de janeiro a agosto de 2025, o serviço já realizou atendimento a 21.169 pessoas em situações de urgência e emergência.

Entre os casos que marcaram a atuação do SAMU está o do mototaxista Antônio Rufino, de 48 anos. Ele sofreu um grave acidente no bairro Monte Castelo, zona sul da capital, quando um motorista invadiu a preferencial e colidiu com sua motocicleta. Antônio foi socorrido por uma equipe de suporte básico e encaminhado a um hospital particular, com fraturas expostas e lesões graves no joelho.

  
SAMU celebra 21 anos de existência em Teresina
Reprodução
 
 
 

“Sou um piloto responsável. Fui vítima da imprudência de alguém que ignorou as leis de trânsito. Ainda bem que o SAMU chegou rápido, fez os procedimentos necessários e só saiu do hospital quando eu estava regulado. Não lembro a data nem os nomes, mas sou muito grato pelo atendimento”, relatou.

A presidente da FMS, Dra. Leopoldina Cipriano, destacou que a implantação do serviço representou um avanço significativo na saúde pública da capital. “Na década de 1980, as ambulâncias eram usadas apenas para transferências entre hospitais. Em 1990, surgiu o Programa SOS Teresina, com suporte básico de vida. E em 2004 aderimos ao SAMU, criado pelo Governo Federal, com ambulâncias de suporte básico e avançado”, finalizou.

Segundo a diretora geral do SAMU Teresina, Adélia Oliveira, o serviço tem passado por melhorias estruturais nessa nova gestão. “Recebemos certificação internacional de excelência no atendimento ao AVC, reativamos o projeto Samuzinho, contratamos farmacêutico e modernizamos a linha 192, que passou de analógica para digital, eliminando falhas recorrentes no atendimento, entre outros avanços”, afirmou.

Para acionar o SAMU, a população deve ligar para o número 192. O atendimento começa com os telefonistas, que coletam informações como endereço e tipo de ocorrência. Em seguida, a chamada é encaminhada ao médico regulador, que avalia a situação e define o tipo de resposta: ambulância de suporte básico, avançado, motolância ou orientação médica. Atualmente, a frota é composta por oito ambulâncias de suporte básico, três de suporte avançado e quatro motolâncias.

Fonte: Prefeitura de Teresina


Dê sua opinião:

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Em destaque

Enquete

Por onde você acompanha os conteúdos do A10mais.com?

ver resultado