📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
Com o objetivo de facilitar a vida da população piauiense que depende dos medicamentos distribuídos pela Farmácia do Povo, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) criou o Programa Medicamento em Casa. Somente no primeiro ano de implantação, já foram entregues 1.966.440 unidades medicamentosas.
Entre os beneficiados está a dona Maria da Anunciação Paes Tavares, 60 anos, moradora de Teresina, que agora recebe todos os meses seus medicamentos com rapidez e tranquilidade, diretamente em seu lar.

“A médica me dava as receitas, eu levava até lá e fazia o processo. Tinha que ir até a farmácia no centro, enfrentar fila para poder receber, demorava muito. E aí, um ano atrás, a gente conheceu a parceria com os Correios e agora eles vêm deixar os medicamentos em casa. É muito bom!”, relata a aposentada.
Atualmente, o programa entrega 128.755 unidades medicamentosas por mês, garantindo regularidade no tratamento e fortalecendo a adesão. “A iniciativa foi criada para assegurar acesso contínuo aos medicamentos, reduzir deslocamentos e ampliar o acompanhamento dos usuários, especialmente aqueles com condições crônicas, idosos e pessoas com mobilidade reduzida”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Antonio Luiz.
A experiência também ampliou a autonomia dos pacientes e fortaleceu o vínculo com as equipes de acompanhamento. Hoje, 2.341 usuários recebem seus medicamentos diretamente em casa.
“Eu agradeço muito a iniciativa do governador, da Farmácia do Povo e dos Correios. Foi muito bom para a gente. Acredito que todo mundo que recebe é muito grato, porque era muito difícil se deslocar até a farmácia. Graças a Deus e à iniciativa do Governo e dos Correios, está dando certo. É muito bom cuidar dos idosos como eles estão cuidando”, reforça Maria da Anunciação Paes Tavares.

“Para o próximo ano, queremos ampliar o número de usuários atendidos, integrar ainda mais o acompanhamento farmacêutico e fortalecer a parceria com as equipes multiprofissionais. Nosso compromisso é expandir o cuidado, mantendo qualidade, segurança e humanização”, afirma o diretor-geral da Diretoria de Unidade da Assistência Farmacêutica (DUAF), Dr. Manoel Pinheiro.
Como acessar o serviço:
O serviço de entrega é realizado em parceria com os Correios e pode ser solicitado mediante cadastro presencial em uma unidade da Farmácia do Povo ou de forma on-line pelo Gov.pi Cidadão.
Fonte: Governo do Piauí