Secretária das Mulheres divulga rotas do Ônibus Lilás no mês de julho, no Piauí - Saúde
SAÚDE

Secretária das Mulheres divulga rotas do Ônibus Lilás no mês de julho, no Piauí

Durante este mês, os atendimentos serão voltados para as mulheres negras e quilombolas no Piauí


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

A Secretaria Estadual das Mulheres do Piauí (Sempi) divulgou a rota do Ônibus Lilás, no mês de julho, com atendimentos voltados para as mulheres negras e quilombolas no Piauí. 

Neste mês, conhecido como “Julho das Pretas”, a Sempi reforça a importância da luta contra o racismo e a violência que impacta diretamente a vida das mulheres negras. Desde 2013, durante o mês de julho, os órgãos estaduais e a sociedade civil realizam ações voltadas para a população negra, em alusão ao dia 25 de julho, Dia da Mulher Afro-Latino-Americana e Afro-Caribenha, e também o Dia Nacional de Tereza de Benguela.

  
Secretária das Mulheres divulga rotas do Ônibus Lilás no mês de julho, no Piauí
Reprodução
 
 
 

O Ônibus Lilás iniciou suas atividades nesta terça-feira (2). A primeira parada foi no Quilombo Brejo Grande, município de Regeneração, realizando ações de prevenção à violência doméstica em parceria com o projeto “Esperanças e Zabelês”, realizado em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública (SSP). Além disso, foram disponibilizados serviços pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Agricultura.

No dia 6 de julho de 2024, as ações do Ônibus Lilás ocorrerão em Teresina, a partir das 8h, no Barracão do Parque Vitória. As mulheres terão acesso a palestras sobre prevenção à violência doméstica, destacando os principais direitos garantidos na Lei Maria da Penha.

O Ônibus Lilás também estará presente no município de Piracuruca, de 12 a 14 de julho, e em Piripiri, de 18 a 21 de julho, no Pirifolia. Durante essas festividades, a equipe da Sempi realizará atendimentos psicossociais em parceria com os órgãos de proteção à mulher.

No dia 22 de julho, a ação chegará a Inhuma; no dia 23, em Ipiranga; dia 24 , em Picos; dia 25, em São Raimundo Nonato, no Festival Ópera da Serra; e no dia 26, em Dirceu Arcoverde.

Já nos dias 30 e 31 de julho, o Ônibus Lilás estará em Oeiras, mais uma vez com o Projeto Esperanças e Zabelês, nos Quilombo Canadá Corrente, Quilombo Cantinho Corrente, Quilombo Queiroz e Quilombo Canto, Fazenda Frade, integrando os serviços de proteção às mulheres, sobretudo, as negras.

A secretária das Mulheres, Zenaide Lustosa, ressalta a importância do projeto “Esperanças e Zabelês”, uma iniciativa conjunta da SSP, Sasc e Sempi. “É uma parceria do Governo do Piauí para fortalecer a política de igualdade racial, enfrentar a violência contra mulheres, combater o racismo estrutural e o racismo institucional, um projeto que estará dialogando com várias comunidades. Essas ações são fundamentais para eliminar o preconceito na sociedade”, pontuou.

As ações oferecem serviços com informações sobre a Lei Maria da Penha, registro de Boletins de Ocorrência (B.O.) e emissão do novo RG.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Em destaque

Enquete

APÓS DESISTÊNCIA DE JOE BIDEN, VOCÊ ACREDITA QUE KAMALA TEM CHANCES DE DERROTAR TRUMP NOS EUA

ver resultado