Sesapi encaminha aos 224 municípios do Piauí recomendações sobre controle do mosquito Aedes aegypti - Saúde
SAÚDE

Sesapi encaminha aos 224 municípios do Piauí recomendações sobre controle do mosquito Aedes aegypti

O objetivo é melhorar em todas as cidades o monitoramento e enfrentamento desse e de outros vetores de arboviroses


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

A Secretaria da Saúde (Sesapi), por meio da Superintendência de Atenção Primária à Saúde e Municípios, encaminhou, nessa terça-feira (26), para todas as 11 regionais de saúde do Estado, uma nota técnica com orientações sobre controle vetorial das arboviroses. O objetivo é melhorar, em todos os municípios, o monitoramento e enfrentamento de vetores como o Aedes aegypti.

Para o perímetro urbano, a nota destaca as atividades de tratamento e de pontos estratégicos, que consistem na visita em todos os imóveis do perímetro urbano, bem como áreas que favorecem o surgimento de criadouros do mosquito, para a detecção, identificação e eliminação desses. A nota traz ainda orientações para as atividades de fiscalização em comunidades rurais, com orientações próprias para cada localidade.

  
Sesapi encaminha aos 224 municípios do Piauí recomendações sobre controle do mosquito Aedes aegypti Reprodução
 
 
 

A nota reforça ainda a importância da realização e envio de dados que compõem o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa/LIA), índice de infestação predial larvária que retrata a realidade sobre a presença do mosquito e suas larvas nos municípios.

“A nota técnica também específica para os municípios o uso adequado de produtos inseticidas para o controle dos vetores. É preciso reforçar ainda que o controle desses vetores deve ser principalmente pela eliminação de criadouros, essa é a medida mais efetiva para a redução de casos. O reforço dessas atividades de fiscalização é essencial para melhorar os resultados do Piauí no enfrentamento à dengue”, explica o supervisor de Entomologia da Sesapi, Ocimar Alencar.

Outro ponto destacado na nota técnica é a importância do registro de dados nos sistemas oficiais de informação. Os dados registrados corretamente permitem aos órgãos de saúde, como a Sesapi, acompanhar a realidade dos municípios piauienses, tomando decisões e estratégias adequadas para cada situação identificada. Os dados permitem ainda a verificação e avaliação sobre solicitações de insumos feitas pelos municípios.

“Queremos, dessa forma, apoiar os nossos municípios não somente na vigilância epidemiológica, mas também  nos trabalhos de controle vetorial, pois sabemos que esse enfrentamento é essencial para a redução efetiva de casos”, fala a superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios da Sesapi, Leila Santos.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado