UBS Santa Maria da Codipi realiza avaliação nos pés para diabéticos na segunda-feira - Saúde
SAÚDE

UBS Santa Maria da Codipi realiza avaliação nos pés para diabéticos na segunda-feira

O objetivo dessa ação é prevenir úlceras e amputações nessa parte do corpo em pessoas com diabetes


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Santa Maria da Codipi realiza na próxima segunda-feira (26), a partir das 13h, a atividade avaliação nos pés com a participação de pessoas portadoras de diabetes. O objetivo dessa ação é prevenir úlceras e amputações nessa parte do corpo em pessoas com diabetes.

  
UBS Santa Maria da Codipi realiza avaliação nos pés para diabéticos na segunda-feira
divulgação / FMS
 
 
 

A enfermeira Lívia Maria Mello Viana, da equipe 06 do programa Estratégia Saúde da Família dessa UBS, convida a todos os diabéticos da área de atendimento para comparecem à UBS. 

“É um evento para retornar o acompanhamento aos diabéticos da nossa área, realizaremos atividade educativa em sala de espera, momento de relaxamento, verificação de medidas antropométricas, pressão e glicemia. Os pacientes terão consulta médica e de enfermagem com avaliação do pé diabético e realização de reflexologia podal, que é um tipo de massagem na região dos pés, em particular na zona que forma o arco plantar. Esse tipo de massagem combate estresse e o acúmulo de energia”, explica a enfermeira.

Ela solicita que as pessoas que forem participar da atividade levem cartão do SUS, CPF, exames recentes, última receita médica e se possível uma bacia e uma toalha para uso dos pés.

O que é diabetes?

Diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. A insulina é um hormônio que tem a função de quebrar as moléculas de glicose (açúcar) transformando-a em energia para manutenção das células do nosso organismo.

O diabetes pode causar o aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em casos mais graves, o diabetes pode levar à morte.

Como prevenir o diabetes?

A melhor forma de prevenir o diabetes e diversas outras doenças é a prática de hábitos saudáveis, comer diariamente verduras, legumes e, pelo menos, três porções de frutas.

Reduzir o consumo de sal, açúcar e gorduras, parar de fumar, praticar exercícios físicos regularmente, (pelo menos 30 minutos todos os dias) e manter o peso controlado.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado