Unidade de AVC do HGV registra mais de 300 atendimentos em um ano e êxito em 90% nos casos - Saúde
SAÚDE

Unidade de AVC do HGV registra mais de 300 atendimentos em um ano e êxito em 90% nos casos

A unidade oferece cuidados com a presença de neurologistas 24 horas por dia, durante os sete dias da semana


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

Em funcionamento há um ano, a Unidade de Acidente Vascular Cerebral (UAVC) do Hospital Getúlio Vargas (HGV), já atendeu 340 pacientes e obteve êxito em 90% dos casos. Inaugurada em junho de 2023, é a primeira unidade pública especializada tipo III do Piauí para o tratamento da doença.

Uma das pacientes beneficiadas foi a dona de casa Antônia Francisca Medeiros, 59 anos. Moradora de Teresina, ela conta que estava na cidade de Campo Maior visitando sua mãe quando passou mal, no dia 6 de março. Levada para o HGV, passou por exames que diagnosticaram um AVC hemorrágico e o tratamento foi logo iniciado. “De repente eu desmaiei. Estava suando muito, aí desmaiei”, relembra a dona de casa.

  
Unidade de AVC do HGV registra mais de 300 atendimentos em um ano e êxito em 90% nos casos
TV Antena 10
 
 
 

Janiele Medeiros, filha de Antônia Francisca, diz que o problema de saúde da mãe foi um impacto para toda a família. “Graças a Deus, hoje ela está bem. Agradecemos à equipe da unidade AVC do HGV, que atendeu minha mãe muito bem, desde a chegada até a saída dela”, diz Janiele, que a acompanhou durante os 19 dias de internação.

Segundo a diretora-geral do HGV, Nirvania Carvalho, os bons resultados se devem, principalmente, à agilidade no atendimento, pois os primeiros cuidados devem ocorrer rapidamente, o que amplia as chances de recuperação e evita ou minimiza possíveis sequelas.

“Temos conseguido tempos recordes nos atendimentos, desde a chegada do paciente com a realização da tomografia e a administração do medicamento direcionado ao AVC. E isso tem feito toda a diferença. Então, esse é um ano para comemorar e só temos a avançar cada vez mais, com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e do Governo do Estado”, conclui a diretora.

O serviço conta com dez leitos e uma equipe multiprofissional composta por neurologistas, clínicos gerais, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fonoaudiólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. A unidade oferece cuidados com a presença de neurologistas 24 horas por dia, durante os sete dias da semana.

Para comemorar a data, o HGV realizou nesta quarta-feira (26), o I Workshop em Assistência Multiprofissional ao Paciente com Acidente Vascular Cerebral (AVC). O evento aconteceu no auditório do hospital e foi aberto ao público em geral.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Em destaque

Enquete

QUAL SUA OPINIÃO SOBRE A POSSIBILIDADE DO STF DESCRIMINALIZAR O PORTE DE MACONHA PARA USO PESSOAL

ver resultado