A piauiense Juliana Viana, representante do Brasil nos Jogos Olímpicos Paris-2024, é o grande destaque da 3ª Etapa do Circuito Nacional - TOP 16 - Campeonato Brasileiro Interclubes (CBI), que acontecerá nesta quinta-feira (05). Ocupando a 49ª colocação do ranking da Federação Mundial de Badminton (BWF), ela fez história na França ao vencer Lo Sin Yan, de Hong Kong. Esta foi a primeira vitória de uma mulher brasileira na modalidade na história das Olimpíadas.
Juliana estreia já quinta-feira (5), às 12h45 (horário de Brasília), contra Sayane Regina. Fora a presença da jovem atleta, os campeões das primeiras etapas do Circuito Nacional estarão presentes e buscarão um segundo título em Cuiabá. No masculino, Donnians Oliveira e Deivid Silva, vencedores das etapas de São Paulo e Curitiba, farão sua estreias também na quinta-feira (5) diante de, respectivamente, Rafael de Faria e Gabriel Casara. Entre as mulheres, além de Juliana Viana que venceu no Paraná, Jeisiane Alves triunfou no torneio paulista e encara a ganhadora do duelo entre Julia Ferreira e Rosalina Souza na estreia.
Na chave de duplas, Davi Silva e Fabrício Farias reeditarão parceria que levou a medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no ano passado. Eles estreiam na quinta-feira (5), às 16h, contra Francisco Filho e Vitor Nascimento. As partidas da 3ª Etapa do Circuito Nacional 2024 serão transmitidas pela TV CBBd, no YouTube.
A 3ª Etapa do Circuito Nacional de Badminton terá a participação de 312 atletas. O evento ocorrerá entre os dias 5 a 8 de setembro e totalizará 397 confrontos ao longo da semana. O torneio é organizado pela Confederação Brasileira de Badminton (CBBd). O Ginásio Aecim Tocantins, em Cuiabá, será palco das partidas pelas categorias Principal e Jovens (Sub-23, Sub-19, Sub-17, Sub-15, Sub-13 e Sub-11).