Um auditório cheio de olhares curiosos e admirados foi a recepção sentida pelo ex-atleta Henrique Avancini em Teresina. Maior referência no ciclismo do país, Avancini palestrou na noite desta sexta-feira (10) no auditório do Sebrae, no Centro de Teresina. Com o público, Avancini compartilhou sua experiência como atleta e narrou os desafios vividos desde o anúncio da sua aposentadoria.
"Eu acho que tive uma carreira de muito sucesso, alcancei feitos inimagináveis, considerados impossíveis até mesmo para um atleta da modalidade, não somente Brasileiro, e esse ano foi um ano de desafios como foi em outras ocasiões. Mas a conquista do título Mundial me fez tomar a decisão de que minha jornada como atleta, ou minha missão como atleta tinha sido cumprida da melhor forma. Então senti muita vontade de mudar os rumos da minha vida, mudar a forma como eu lido com ciclismo, esporte e me sentindo muito bem com isso. É interessante se retirar da competições sendo campeão Mundial e me sentindo feliz com o esporte", afirma.
Avancini se despede das competições, mas não do ciclismo. O ex-atleta pretende seguir contribuindo com a modalidade, principalmente transmitindo sua experiência e conhecimento adquiridos ao longo da sua jornada. Em Teresina, Henrique foi ovacionado ao entrar no palco e, claro, precisou responder perguntas sobre um possível retorno. Feliz com a decisão tomada, ele conta que ainda não vê o futuro com o retorno as competições.
"Para mim é sempre muito especial receber esse carinho de pessoas que me acompanhar às vezes só a distância né. É muito especial, acho que um dos grandes propósitos por trás da minha carreira, da minha jornada como atleta foi compartilhar uma mensagem positiva de estímulo para os brasileiros e quando tenho a oportunidade de ter esse contato com as pessoas, sentir a energia deles, a empolgação deles de poderem me conhecer, tirar uma foto, dá um oi isso é muito especial. Acho que eu até recebo mais do que eles então para mim é uma alegria enorme", encerra.
O evento que trouxe o ciclista ao Piauí foi realizado pela Evo Bikes. O organizador Bruno Viana destaca a importância de ter Avancini em solo piauiense para compartilhamento de conhecimento.
“É um trabalho e um sonho de nove anos em trazer ele. Avancini é um ídolo. Ele levou o Brasil a um patamar diferente e de uma forma de uma pessoa muito simples. Ele mesmo diz que não é o melhor, mas quem treina mais, então é uma inspiração para qualquer atleta, mesmo não sendo do mountain bike", afirma o organizador.
Referência no ciclismo piauiense feminino, Karine Frota foi uma das presentes no evento. Ela conta que Avancini
“Para gente e um marco ter um campeão Mundial no Piauí. Nosso ciclismo vem crescendo e a gente tem visto isso, então a presença dele, a troca se experiência e o calor que ele vem passar, além do fato de encontrar seu ídolo dentro de casa é uma experiência engrandecedora”, destaca a atleta.
Conheça a historia de Henrique Avancini
A paixão de Henrique Avancini pelo ciclismo começou em casa. Seu pai, Ruy, que foi ciclista nos anos 70, tinha uma oficina de bikes, onde o pequeno Avancini ficava o tempo todo. A partir de peças quebradas da bicicleta um cliente, o moleque ganharia a sua primeira magrela e daria o pontapé na mais vitoriosa carreira do mountain bike brasileiro.
“Eu escolhi a bike, foi ela me escolheu", diz Avancini. Ele largou a faculdade de direito para arriscar tudo no ciclismo. É o único atleta a ser campeão brasileiro em todas as categorias, da base até a elite, ganhou o título mundial de MTB maratona em 2018 e venceu etapas da Copa do Mundo tanto de short track (XCC) quanto de cross country olímpico (XCO), feito inédito para um atleta do País.
Hoje, Henrique Avancini é considerado o maior atleta brasileiro do mountain bike. Com uma história cheia de conquistas, o agora ex-atleta, soma 23 títulos nacionais em diferentes categorias. Além disso, foi Tetra decacampeão brasileiro, bicampeão pan-americano e Mundial, campeão sul-americano e maior nome do ciclismo nacional na atualidade. Henrique Avancini é um fenômeno.
Aos 34 anos, Avancini encerra sua carreira no mountain bike com uma trajetória repleta de superações e conquistas, marcando seu nome como o maior ciclista do Brasil.
O anúncio veio pouco após sua vitória no bicampeonato mundial de Mountain Bike na categoria Maratona, em uma emocionante prova disputada em Glasgow, na Escócia. Avancini revelou os motivos que o levaram a tomar essa decisão em um documentário intitulado “Meu Motivo”, lançado no mesmo dia.
Antes do título mundial neste mês, o ciclista fluminense foi campeão brasileiro de cross country olímpico (XCO) e short Track (XCC), em julho.