A seleção brasileira de tênis de mesa sub-13 fez história, neste sábado (6), ao conquistar a medalha de prata no Campeonato Pan-Americano por equipes, realizado na Guatemala. Na final emocionante contra a forte equipe dos Estados Unidos, o Brasil foi superado pelo placar de 3 a 1, mas a campanha do piauiense Israel Júnior, da cidade de Oeiras, foi motivo de grande orgulho.
Israel Júnior, revelado pelos Jogos Escolares Piauienses (JEPIs), foi o ponto de honra da equipe brasileira na grande final. Em uma partida de alto nível técnico, o atleta foi o único a triunfar sobre seu adversário norte-americano, demonstrando um talento que o coloca entre as grandes promessas do esporte no continente.
Divulgação
A trajetória até a decisão foi marcada por uma vitória expressiva na semifinal contra o Equador. A equipe brasileira venceu por um imponente 3 a 0, com Israel Júnior também contribuindo com uma vitória crucial por 3 sets a 2, garantindo a vaga do Brasil na disputa pelo ouro.
Para Jadelson Ribeiro, presidente da Federação Piauiense de Tênis de Mesa (FPTM), o resultado é um marco para a modalidade. “Esse resultado é histórico. Pela primeira vez a equipe do Brasil chega a uma final do Pan-Americano sub-13. Nunca sonhei tão alto. Agora sonho com a Olimpíada”, celebrou o presidente, destacando a dimensão do feito alcançado pela jovem equipe.
O sucesso de Israel Francisco da Silva Júnior, atleta da Associação Oeirense de Tênis de Mesa (AOTM-PI) e que já figura no Top 20 do ranking nacional de sua categoria, é fruto de um trabalho de base e de apoio ao esporte no estado. O atleta é beneficiário do programa Bolsa Atleta, uma iniciativa do Governo do Estado executada pela Secretaria dos Esportes (Secepi).
A secretária dos Esportes, Josiene Campelo, comentou o desempenho do piauiense. “Essa prata tem um brilho de ouro para o Piauí. O Israel mostra que estamos no caminho certo, investindo em jovens atletas através de projetos e programas como JEPIs, Bolsa Atleta, Piauí no Pódio e Siespi. Parabéns ao Israel, à sua família e aos seus técnicos por este resultado extraordinário”, declarou a secretária.