Piauiense Yasmin Cruz leva Brasil à conquista de dois ouros no Sul-Americano Escolar de Atletismo

Hoje é destaque continental, atleta é natural do município de Monsenhor Gil e foi revelada nos Jogos Escolares Piauienses

Representando o Brasil, atleta piauiense Yasmin Cruz conquistou duas medalhas de ouro no Sul-Americano Escolar 2025, realizado em Assunção, no Paraguai. Ela venceu a prova dos 80 metros e compôs a equipe campeã no revezamento integrado, garantindo ao país o topo do pódio nas duas modalidades.

O Sul-Americano Escolar é um dos maiores eventos esportivos do mundo para atletas de 12 a 14 anos e segue até o dia 8 de dezembro, reunindo jovens talentos de toda a América do Sul.

 
Piauiense Yasmin Cruz leva Brasil à conquista de dois ouros no Sul-Americano Escolar de Atletismo
Divulgação
 

Convocada para integrar a Seleção Brasileira e disputar o Sul-Americano Escolar, Yasmin Cruz não escondeu a emoção. “Um dos momentos mais marcantes da minha vida. Depois de tanto esforço, treinos e dedicação, é uma mistura de alegria, alívio e orgulho por ver que tudo valeu a pena. Minha preparação é para mostrar que todo meu esforço valeu a pena. Só tenho a agradecer a Deus e a todos que me apoiam”, comentou a atleta, agora bicampeã sul-americana escolar.

Além das provas já disputadas, Yasmin competirá ainda no Arremesso de Peso e no Salto em Distância, e busca, no Sul-Americano, a vaga para o Gymnasiade 2026, a maior competição escolar do mundo, que será sediada na Sérvia.

Revelada nos Jogos Escolares Piauienses, Yasmin hoje é destaque continental

Natural do município de Monsenhor Gil, a atleta, que hoje é destaque continental, foi revelada nos Jogos Escolares Piauienses (JEPIs), evento realizado pelo Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria dos Esportes (Secepi), em parceria com a Seduc e a Seid. Nos JEPIs, Yasmin conquistou três medalhas e se classificou para os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), disputados recentemente em Uberlândia.

Na etapa nacional, brilhou novamente no Atletismo Adaptado, alcançando Prata (série Ouro) no Salto em Distância e Ouro (série Ouro) nos 80m, resultados que a credenciaram para representar o Brasil no torneio sul-americano. A convocação foi oficializada pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE).

“Yasmin é motivo de orgulho para todos nós. Uma menina talentosa, dedicada, que está levando o nome do Piauí e do Brasil para o mundo. Resultados como esse mostram a importância dos JEPIs e do trabalho que realizamos na base, dando oportunidade para nossos jovens atletas”, destacou a secretária dos Esportes, Josiene Campelo, reforçando o compromisso da Secepi em revelar talentos por meio dos JEPIs.