Rodri, do Manchester City e da seleção espanhola, conquistou o primeiro lugar na disputa pela Bola de Ouro e foi eleito como o melhor jogador do mundo. A cerimônia aconteceu no Teatro de Châtelet, em Paris, na França, nesta segunda-feira (28). Vini Jr e Belligham ficaram com a segunda e terceira posição, respectivamente. O brasileiro, que não foi ao evento, era o favorito para levar o troféu.
A votação da Bola de Ouro é realizada por um grupo de 100 jornalistas de diversos países. O evento não contou com a presença de Vini Jr. Favorito ao prêmio por conta do seu grande desempenho com a camisa do Real Madrid na temporada passada, que terminou com o título da Liga dos Campeões, o atacante ficou surpreso ao saber do resultado da votação.
Horas antes do início da cerimônia, veículos de imprensa da Espanha noticiaram que Rodri receberia o título de melhor jogador do mundo. Com este cenário, o Real Madrid optou por não levar nenhum representante para o evento, incluindo Vini Jr.
O atacante do Real Madrid também esteve entre os finalistas nas duas últimas edições da Bola de Ouro, 2021/22 e 2022/23, e terminou em oitavo e sexto, respectivamente. O último brasileiro a vencer o prêmio foi Kaká em 2007. Ou seja, há 17 anos.